sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Petrobrás vai pagar R$ 74,8 bilhões por áreas do pré-sal que já foram suas


Nicola Pamplona e Kelly Lima

A Petrobrás aproveitou as negociações para a cessão onerosa para reaver áreas do pré-sal que já teve sob sua concessão, mas acabou devolvendo ao governo por razões diversas. Segundo levantamento feito a pedido do "Estado" pela consultoria especializada Stratageo, todos os sete campos incluídos na cessão onerosa já estiveram, total ou parcialmente, sob concessão da estatal, que agora pagará R$ 74,8 bilhões para ter as áreas de volta.

O caso mais emblemático é Franco, principal reservatório da cessão onerosa, com reservas estimadas em 3,1 bilhões de barris. Boa parte de sua área está sobre dois antigos blocos exploratórios herdados pela Petrobrás ao fim do monopólio, BS-4 e BS-500, onde a estatal realizou descobertas no pós-sal mas devolveu à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a região com potencial no pré-sal.

No BS-4, que teve contrato de parceria assinado com a Shell, há as descobertas de Atlanta e Oliva, ainda sem definição sobre futura produção. No BS-500, a Petrobrás fez importantes descobertas de gás, como Tambaú e Uruguá, prestes a entrar em operação. O poço Franco, perfurado pela ANP, está na área que pertencia ao BS-4.

Segundo um experiente geólogo, que já integrou o corpo técnico da ANP, a devolução foi fruto de dificuldades tecnológicas, na época, de identificar reservatórios petrolíferos abaixo da camada de sal. "Apenas a partir de 2000 os estudos sísmicos começaram a traduzir em imagens o que existia no pré-sal", explicou.

Ele ressalta, porém, que já havia entre os geólogos brasileiros expectativas da existência de óleo abaixo da camada de sal, após pesquisas sobre o DNA de alguns tipos de petróleo descoberto no pós-sal. "Mas não havia recursos técnicos para identificar locais exatos para a perfuração de poços", completou. Parte da área de Florim, também incluída na cessão onerosa, também fazia parte do BS-500.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles