segunda-feira, 26 de julho de 2010

Primeiro paciente com transplante total de rosto tem alta na Espanha


MADRI - Um espanhol que se submeteu ao primeiro transplante total de rosto do mundo apareceu diante das câmeras de TV nesta segunda-feira, 26, pela primeira vez desde sua cirurgia, agradecendo aos médicos e à família do doador.

Identificado apenas como Oscar, o homem de 31 anos falou com considerável dificuldade em entrevista coletiva no Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, onde foi operado no final de março. Ele teve alta e foi para casa.

Durante a cirurgia de 24 horas, os médicos transplantaram um rosto inteiro, incluindo queixo, nariz, maçãs do rosto, músculos, dentes e pálpebras, colocando-o como uma máscara no homem. Ele foi descrito como um agricultor que era incapaz de respirar ou comer sozinho após atirar acidentalmente em si mesmo há cinco anos.

O chefe da equipe cirúrgica, Dr. Joan Pere Barret, disse nesta segunda que o homem precisará de 1 ano a 1 ano e meio de fisioterapia, e espera-se que ele recupere até 90% de suas funções facial.

Oscar é agora capaz de beber líquidos e ingerir alimentos macios, e foi capaz de falar nos últimos dois meses, segundo o hospital. O paciente também recuperou a sensibilidade na maior parte do rosto e, em parte, o movimento dos músculos. Um bom sinal é que, uma semana após a operação, ele teve que fazer a barba por causa do crescimento de pelos.

Mas ele também sofreu rejeição aguda duas vezes - uma vez quatro semanas após a cirurgia e, novamente, entre o segundo e terceiro mês. Em ambas as ocasiões, a nova face foi salva com a medicação, de acordo com o hospital.

Na coletiva, Oscar parecia relaxado quando olhou para jornalistas. Ele ainda não pode fechar completamente os olhos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles