segunda-feira, 26 de julho de 2010

Em um quadro de evidente indefinição do eleitorado o Requião e a Gleisi ainda lideram a corrida para o Senado

A pesquisa Vox Populi, que embora ainda não represente uma amostra da consolidação de votos, já que uma grande parte do eleitorado ainda não está definido em relação a eleição para o senado, aferiu a intenção do eleitor para senador.

Na soma dos dois votos que o eleitor poderá dar para senador, Roberto Requião (PMDB) lidera com 45%. Gleisi Hoffmann (PT), aparece a seguir com 30 pontos e Ricardo Barros (PP),16%. Gustavo Fruet (PSDB) com 13%. Os demais candidatos Luiz Piva (Psol), Eliane Aguiar (PRTB), Rubens Hering (PV), Gilberto Araújo (PCB), Cláudio Timossi (PSTU), Valmor Venturini (PSOL), Valdemir Soares (PRB) e Rivaldir Jansen (PRTB) somam, juntos, 14%.

A porcentagem obtida pelo Requião embora seja alta mostra a instabilidade de sua candidatura, já que como político oriundo da capital nela está claramente demonstrado que perdeu espaço tanto para a Gleisi como para o Gustavo Fruet, sendo que este contando com menos de um mês em que se colocou como candidato já possui 13% dos votos e estes estão concentrados principalmente na capital e metropolitana. O Gustavo deve crescer ainda mais nesta região como no interior e assim deverá tirar ainda mais votos do Requião como também da Gleisi. O Ricardo Barros também deverá se beneficiar com parte destes votos, já que consolidado no norte e noroeste do estado avança em busca da ampliação do votos no sul, no oeste, no sudoeste e na metropolitana de Curitiba.

No interior o quadro deverá também sofrer grandes alterações, já que com a polarização na disputa majoritária muito dos votos deverão migrar, pois está acaba por impor o voto em bloco, o que indiretamente acabará por beneficiar os candidatos da chapa encabeçada pelo Serra e o Beto, como também a candidata do PT pela forte ligação partidária com a Dilma/Lula. A candidata do PT é a preferida dos eleitores da capital e na Grande Curitiba. Ela soma 36% em Curitiba e chega a 45% na Região Metropolitana. Só é ultrapassada por Requião por conta das intenções de voto no interior, onde o ex-governador chega a 51%.

As atuais, mas não definitivas, dificuldades do Fruet em obter votos no interior e do Ricardo Barros na capital, explicam eles estarem atrás dos candidatos da chapa PDT/PT/PMDB, que têm votação bem distribuída nas três regiões pesquisadas. Barros soma apenas 6% na capital, enquanto Gustavo fica com 10% no interior do estado.

É muito grande o número de eleitores indecisos para o Senado. Já no primeiro voto, 22% disseram não saber quem escolher. Este número aumenta para 25% no segundo voto e isto sem considerar os indecisos do primeiro voto, como 5% dos eleitores disseram que anulariam os dois votos e outros 3% anulariam o segundo.

A falta de definição do eleitorado na disputa ao Senado também fica evidente na pesquisa espontânea. Sem a apresentação da lista de candidatos 79% dos eleitores não sabem em quem votar para senado e 10% só citaram um candidato, não respondendo o segundo voto. Na espontânea, Requião ainda lidera, com 9%. Gleisi tem 7% e Gustavo, 3%.

Até o final da disputa eleitoral este quadro atual na disputa para o Senado ainda irá sofrer profundas alterações, já que a presente grande indefinição por parte dos eleitores aponta para isto.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles