quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grécia enfrenta quarta greve geral contra medidas para receber ajuda financeira


A Grécia passa nesta quinta-feira (20) pela quarta greve geral desde fevereiro. O setor público e os transportes públicos são os mais afetados. O movimento, convocado pelos sindicatos, é uma forma de protesto contra a reforma da previdência e as medidas aprovadas pelo governo para sanear suas contas em troca de uma ajuda de R$ 248,7 bilhões (110 bilhões de euros) da UE (União Europeia) e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Um total de 1.700 policiais foram mobilizados no centro de Atenas (capital do país), onde os sindicatos GSEE, do setor privado, e Addy, do funcionalismo público, devem organizar manifestações. A frente sindical do Partido Comunista convocou um protesto separado em Atenas e outras grandes cidades gregas.

As linhas de ônibus e metrô foram totalmente paralisadas, o que provocou grandes engarrafamentos na capital grega. Os trens funcionavam de maneira limitada, mas o tráfego aéreo estava normal, já que os controladores não aderiram à greve para não prejudicar o turismo.

O dispositivo de segurança foi reforçado para evitar a repetição do ocorrido na greve realizada no último dia 5 - quando três pessoas morreram asfixiadas em uma agência bancária incendiada por um coquetel molotov, afirmou o porta-voz da polícia grega, Thanassis Kokalakis.

Pacote

O pacote de ajuda foi aprovado no último dia 2, pelos ministros de Finanças da zona do euro. Para obter a ajuda financeira, o governo da Grécia teve que concordar com medidas de ajuste fiscal, que incluem um corte no Orçamento público, com a redução dos salários dos servidores, além de aumento de impostos, como o VAT (Imposto sobre Valor Agregado, na sigla em inglês) e tributos de combustíveis, álcool e tabaco.

O sindicato de empregados civis Adedy e a Confederação Geral de Trabalhadores qualificaram as medidas à época como “muito severas e socialmente injustas”. Os sindicatos convocaram comícios no centro de Atenas com a intenção de marchar rumo ao Parlamento, enquanto nas demais grandes cidades gregas são esperados protestos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles