quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alunos da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática


Aproximadamente 100 alunos da rede pública estadual receberam medalhas no evento de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, nesta terça-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba. Além das medalhas, os estudantes ganharam bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para estudar matemática aos sábados nas universidades mais próximas de suas residências.

Na solenidade, foram entregues também prêmios da 4ª edição da Olimpíada aos Colégios Estadual da Policia Militar, de Curitiba, e Sagrada Família, de Campo Largo, por terem o maior número de alunos participantes. Representantes dos colégios receberam livros e vídeos para compor uma biblioteca básica de matemática. O Colégio Estadual do Paraná recebeu uma TV de 32 polegadas e um home-theater, devido ao maior número de alunos com melhor classificação na Olimpíada de 2008.

A aluna Nayara Dias, do Colégio Estadual Souza Naves, município de Rolândia, é destaque nas premiações, todos os anos. Medalhista por quatro vezes consecutivas, ela conta que desde os 13 anos freqüenta aulas aos sábados na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “A Olimpíada é um grande incentivo para estudar Matemática e o fato de estar na Universidade, em contato com alunos e professores, auxilia até mesmo no momento da escolha da carreira a seguir”, afirma Nayara, que pretende cursar Engenharia.

Na 5ª edição da Olimpíada, o Paraná recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o troféu pelo melhor desempenho entre os estados da Região Sul. Os alunos premiados receberam medalhas de ouro no mês passado, no Rio de Janeiro, em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula e do Ministro de Educação Fernando Haddad.

Promovida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, a Olimpíada pretende estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos, identificar jovens talentos e incentivar o ingresso destes em áreas científicas e tecnológicas.

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