quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UFPR divulga mudanças no sistema de cotas

A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta quarta-feira (07) as alterações relativas ao sistema de cotas para o processo seletivo 2012/2013. As mudanças no edital valem apenas para a segunda fase do processo seletivo. Para a primeira fase do vestibular, que será realizada neste domingo (11), as normas permanecem inalteradas, a concorrência é geral e não há aplicação do sistema de cotas.
O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, explicou que as alterações acatam o que está na Lei nº 12.711/2012, do Ministério da Educação, que prevê que, pelo menos, 12,5% das vagas das instituições federais de ensino superior devem ser destinadas a cotas raciais e sociais. Esse número deve aumentar para 50% em quatro anos.
A UFPR já aplica uma política de cotas desde 2004, com destinação de 20% das vagas para cotas sociais, para candidatos que cursaram os ensinos fundamental e médio em escola pública, e 20% para cotas raciais. Com o novo edital, 12,5% dessas vagas serão destinadas ao sistema do governo. Essas vagas são divididas entre estudantes com renda per-capita comprovada menor ou igual a um salário mínimo e meio e estudantes com renda per-capita superior a um salário mínimo e meio. Uma parte dessas vagas é destinada a estudantes pretos, pardos e indígenas autodeclarados. No vestibular da UFPR, a proporção será de 31%, conforme composição do estado informada pelo Censo do IBGE de 2010.
Após a divulgação do resultado dos aprovados na primeira fase do processo seletivo, no dia 26 de novembro, o Núcleo de Concursos vai disponibilizar um sistema para os candidatos que queiram fazer a opção entre concorrer a uma vaga pelo sistema de cotas da UFPR ou pelo sistema de cotas do governo. Os candidatos poderão fazer a alteração entre os dias 27 e 29 de novembro. Ao acessar a página do Núcleo de Concursos, o candidato poderá ver os números de vagas de seu curso destinadas à concorrência geral, ao sistema de cotas da UFPR e ao sistema de cotas do governo para poder avaliar se faz a migração ou não. No dia 29 de novembro o sistema é encerrado e a última opção do candidato será validada. A opção pelas cotas estará marcada nos comprovantes de ensalamento, que serão divulgados no dia 4 de dezembro. A segunda fase do vestibular será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro.
Os números de vagas para a concorrência geral e para cotistas não foram alterados nesse primeiro ano da aplicação da lei. Dentro dos 40% que a UFPR já ofertava, foram destinados os 12,5% que preveem a lei. “O grande desafio para a UFPR, com o nosso edital de cotas divulgado desde 2004 e políticas de inclusão social realizadas com êxito, foi acatar a lei, que é maior que o edital da UFPR, seguindo as orientações do MEC”, disse o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.
Segundo Raul von der Heyde, “a UFPR pôde manter o processo seletivo na forma como vem sendo feito desde 2004, quando foi implantada a política de cotas”. Este ano, o vestibular da UFPR disponibiliza 5.087 vagas no processo seletivo, além de uma vaga por curso para pessoas com necessidades especiais. Também são ofertadas 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e dez vagas para o vestibular indígena. O vestibular indígena será realizado pela UFPR no dia 16 de dezembro.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles