quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cacique é preso em operação da PF em Mangueirinha


A operação denominada "Forte Apache" pela Polícia Federal reuniu 100 policiais federais de várias unidades do Paraná e 75 policiais militares dos pelotões de Choque e ROTAM do 3º BPM, e Batalhão de Cascavel.
O grande efetivo policial chegou ao raiar do dia na Reserva Indígena de Mangueirinha, com viaturas por terra e apoio aéreo. A casa do cacique Valdir Kokoje dos Santos foi cercada pelos policiais. A ação foi o resultado de vários meses de investigação de denúncias de abuso por parte do cacique na liderança da reserva.
As acusações eram de formação de quadrilha, porte ilegal de arma e coação.O cacique Valdir não quis falar com a imprensa, no batalhão teve direito a um telefone antes da transferência para Curitiba, com os outros quatro índios presos.
As oito armas longas e curtas apreendias estavam na casa do cacique e na de índios de sua confiança, que formavam uma espécie de melicia dentro da reserva para coagir índios que não se submetiam a autoridade do cacique. Constam nas denúncias que o Cacique Valdir, candidato a veredor na ultima eleição expulsou 12 familias da reserva que se recusaram a votar nele.
As famílias estariam abrigadas em um ginásio de Mangueirinha segundo fontes da polícia. O cacique seria violento e administrava a reserva sem prestar contas aos índios e espancava e prendia que fosse contra a sua vontade. Segundo o comandante da operação FORTE APACHE, delegado Maurício o Cacique responderá as acusações pela justiça comum.
De acordo com o delegado Maurício Todeschini, o cacique Valdir dos Santos pagou fiança de R$ 7 mil e foi liberado quando era transferido novamente, desta vez para a carceragem da PF em Curitiba.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles