segunda-feira, 18 de junho de 2012

Governo lança Aliança Nosso Paraná Sustentável na Rio + 20

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, representando o governador Beto Richa, apresentou neste sábado, 16, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Aliança Nosso Paraná Sustentável, iniciativa que visa promover o desenvolvimento solidário, sustentável e da cultura de paz em todo o Paraná.

A Aliança Nosso Paraná Sustentável pretende criar um ambiente favorável para a articulação e atuação de atores/agentes, nos diversos níveis, para discussão, capacitação, organização e promoção do desenvolvimento solidário, sustentável e da cultura de paz em todo o Estado. A intenção é permitir o resgate dos valores e potencialidades do cidadão e das comunidades em favor da prosperidade e qualidade de vida dos paranaenses.

Chaowiche apresentou os compromissos do governo do Paraná dentro da Aliança. “Temos ações em diversas áreas como, por exemplo, levantar dados de infraestrutura e serviços públicos, promover o desenvolvimento sustentável e econômico de agricultores familiares, qualificação de servidores municipais, inclusão digital, preocupação com o meio ambiente, habitação sustentável, entre outros”.

“Queremos desenvolver um Estado sustentável e através das parcerias com as iniciativas do setor privado, da sociedade civil e da academia torna-se muito mais fácil atingir os objetivos. O governador Beto Richa tem demonstrado que trabalhar em sinergia com todos os setores promove uma melhora na qualidade de vida da população”, destacou o presidente da Cohapar.

Chaowiche apresentou o compromisso da Cohapar, que é assegurar a qualidade de vida na cidade e no campo através de moradia digna, beneficiando mais de 100 mil famílias em quatro anos.

A Companhia trabalha com o conceito de sustentabilidade, pensando nas futuras gerações. São utilizadas concepções construtivas, urbanas e ambientais. Os projetos são integrados à paisagem urbana já existente para criar um convívio saudável e democrático entre as famílias.

Ele falou ainda sobre a preservação e recuperação ambiental. “Trabalhamos com a realocação de famílias que vivem em áreas de risco e temos a preocupação de promover a recuperação destas áreas com a criação de parques e reflorestamento, que garantem que não haja novas ocupações. Nestes locais também são criadas opções de lazer para que as pessoas se integrem ao meio ambiente e entendam que a preservação é importante para a qualidade de vida de todos”.

A Cohapar estuda o uso de novas tecnologias na construção de casas populares. “Temos tecnologias sustentáveis que pretendemos usar nos nossos projetos. Desta forma, conseguimos um custo mais baixo, agilidade na obra e garantir a sustentabilidade com menor produção de lixo nos canteiros”.

O Paraná hoje é exemplo no desenvolvimento de programas habitacionais. São mais de 320 municípios com projetos em andamento através das parcerias com o governo federal, através da Caixa Econômica, prefeituras e órgãos do governo do Estado. São casas nas áreas urbana e rural, regularização fundiária e projetos especiais como casas para comunidades quilombolas, indígenas e pescadores. 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles