quinta-feira, 10 de maio de 2012

Na internet, o face e outros meios de interação estão nas infovias rompendo fronteiras e derrubando barreiras



Os que estavam acostumados a se blindarem em salas e a conversar baixinho que se cuidem, pois o mundo está cuidando dos rastros destes. No mundo global virtual o que é coletivo ganha força nesta aldeia conectada por satélites e fibras óticas.

Há vinte anos a comunicação dos que estavam longe dos seus era através de cartas, e para os com mais poder aquisitivo o telefone, o fax ou o telex, já que o celular, que perante os de hoje era um trambolho da idade da pedra, era para poucos. Tudo mudou. Hoje o debate social faz parte da relação em sociedade e a comunicação, mesmo que seja no particular feita por pessoas com menos recurso tecnológicos, é barata e instantânea, é a carta com diálogo online.

É claro que uma tela, uma câmera e um microfone nunca irão substituir o contato face a face, já que o calor humano do caminhar ombro a ombro, como o olhar face a face, ou até o cheirar são insubstituíveis, somos seres sociais dotados de tato, olfato, visão audição e paladar. Mas para os que independente da distância estão longe amenizam as dificuldades para ocorrer à interação interpessoal.

Para quem quer conviver em sociedade os grupos e comunidades, ambientes virtuais coletivos, se fazem tão presentes como as sofisticadas conferências virtuais envolvendo chefes de Estado.  A comunicação foi democratizada e o conceito de longe fica cada vez mais distante ao as distâncias desaparecerem.

Aos poucos vamos perdendo a timidez na convivência com “estranhos”, e começamos a socializar as nossas relações em comunidade, e isto é bom. O que antes era para poucos se torna coletivo nas interações pelos debates, onde, enquanto sujeito, resgatamos o nosso protagonismo. Assim, no ciberespaço, surgem desenvolvem novas perspectivas para ampliarmos nossos horizontes, tanto no individual como no coletivo. Podemos coletivamente nos comunicar e fazer as trocas de saber, o que para a humanidade significa uma grande revolução.

Com a ampliação do poder de comunicação os diversos grupos sociais acabam por interagir coletivamente e nesta troca, que gera choques culturais, todos ganham, já que de origem somos filhos de uma mesma tribo e a sua desunião, pelos pré-conceitos, com o tempo irá se amenizar, temos mais em comum do que questões pontuais a nos dividir!

As portas, antes trancadas, se abriram e o infinito é o limite, e este é o resgate das velhas rodas tribais em volta da fogueira!

As paredes de nossas casas não nos aprisionam mais!

O conselho tribal está novamente se reunindo!


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles