segunda-feira, 12 de março de 2012

Ao mesmo tempo em que diminui a exportação de produtos industrializados o Brasil aumenta dependência com o comércio de commodities, e isto é um risco

A sexta maior economia do mundo acirrou sua dependência da venda de matérias-primas nos últimos anos, com apenas seis produtos respondendo por quase metade do valor das exportações brasileiras no ano passado.

Em 2011 as vendas de minério de ferro, petróleo bruto, complexo de soja e carne, açúcar e café para outros países representaram 47,1% do valor exportado total. Apenas cinco anos antes, em 2006, essa proporção era de 28,4%.

Maior comprador reduz demanda

Tamanha dependência das commodities — e do preço delas no mercado internacional — é algo preocupante sobretudo no momento em que a China, maior comprador desses produtos do Brasil, reduz sua perspectiva de crescimento, o que significa que reduzirá também sua demanda por matérias-primas.

Em dezembro, a Associação de Comércio Exterior do Brasil previu que o Brasil terá este ano um superávit de US$ 3 bilhões, cifra muito inferior ao saldo comercial de US$ 29,7 bilhões registrado em 2011, mesmo havendo uma melhora do cenário dos preços desde então. (ON)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles