segunda-feira, 12 de março de 2012

Alckmin leva PDT para o governo


Em mais um gesto de apoio ao pré-candidato do PSDB à Prefeitura José Serra, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) nomeou nesta sexta-feira o pedetista Carlos Andreu Ortiz como secretário estadual do Trabalho. A posse é simbólica porque marca a entrada do PDT no governo paulista e escâncara a disputa por alianças entre tucanos e petistas.


Com o gesto, Alckmin tenta afastar o PDT da coligação em torno do pré-candidato do PT, Fernando Haddad. Em pé de guerra com o governo federal desde a demissão do seu presidente, Carlos Lupi, do Ministério do Trabalho, os pedetistas embarcaram na administração tucana em São Paulo para dar um aviso ao Palácio do Planalto, que promete resolver essa divergência na próxima semana devolvendo ao PDT o ministério.

Para Serra, interessa o PDT lançar candidatura própria, no caso, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Na avaliação da cúpula do PSDB, Paulinho, por gravitar no movimento sindical, vai tirar votos de Haddad e não de Serra. Nessa hipótese, é melhor garantir o apoio dos pedetistas num eventual segundo turno. A nomeação de Ortiz tem essa finalidade.

Nesta sexta, Alckmin tratou de negar qualquer relação com a aproximação com o PDT e as eleições municipais. “[A nomeação] não tem nenhuma relação específica com a eleição municipal. Estou honrado e feliz pela parceria com o PDT no governo”, afirmou, ao comparar Ortiz a Neymar, o astro do Santos. “Ortiz é um homem de ação e iniciativa”.

Serra, que acompanhou a cerimônia, seguiu o protocolo nas declarações. “É um assunto que não está ligado a essa secretaria, mas uma ligação amistosa com o PDT existe”, disse.

Ortiz assume a vaga de Davi Zaia, presidente do PPS, que na segunda-feira tomará posse na Secretaria de Gestão.

“Assumo com o compromisso de reforçar o papel da secretaria e de trabalhar pela justiça social, trazendo o DNA do movimento sindical”, reforçou o novo secretário. (DSP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles