sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CURITIBA: Arsenal é apreendido com suspeitos de tráfico de armas e de drogas

Uma operação realizada pela Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), na madrugada desta quinta-feira (8), terminou com a apreensão de um arsenal, drogas, dinheiro e veículos. Foram localizados quatro fuzis, quatro metralhadoras, uma escopeta, uma carabina e sete armas curtas (entre revólveres e pistolas). A polícia acredita que o armamento era usado em crimes, como ataques a bancos, assaltos a residências e na cobertura ao tráfico de drogas. Três homens foram presos.

Os produtos foram apreendidos em três residências no bairro Xaxim, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. Segundo o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, chefe da DFR, as investigações começaram há um mês, quando a especializada apurava casos de arrombamentos de caixas-eletrônicos. Os levantamentos da polícia apontaram que o grupo vendia ilegalmente os armamentos e chegava a alugar armas de grosso calibre a quadrilhas.

Felippe Aníbal / Gazeta do Povo

Felippe Aníbal / Gazeta do Povo / Arsenal foi encontrado em três residências no Xaxim, na manhã desta quinta-feira (8)Ampliar imagem

“Foi uma ação simultânea, ou seja, todas as casas foram abordadas ao mesmo tempo. Se a polícia não agisse rápido, essas armas poderiam ter sido ‘pulverizadas’ para outras quadrilhas”, disse. “A gente fica muito feliz quando consegue apreender um arsenal como este, porque é um armamento que poderia ser usado em todo tipo de crimes”, complementou.

Armas

A apreensão revela uma conexão ilegal de tráfico de armas. A maioria dos equipamentos apreendidos é importada de países com tradição no desenvolvimento e fabricação de armas de fogo. No arsenal pego, estão dois fuzis AR-15 (de fabricação norte-americana), um AK-47 (russa), e um FAL-762 (de uso restrito do Exército Brasileiro).

Dentre as metralhadoras, estão uma calibre 45 de fabricação peruana, duas 9 milímetros de fabricação portuguesa e uma calibre 45 brasileira. Foram apreendidas ainda uma escopeta calibre 12, uma carabina 9 milímetros, uma pistola israelense, duas pistolas Glock, três pistolas 9 milímetros e um revólver calibre 38. Também foram tirados de circulação quase 2,2 mil munições. “Desde que estou na polícia, nunca vi uma apreensão de armas deste tamanho”, comemorou Brown de Oliveira.

O delegado Guilherme Rangel, adjunto da DFR, acredita que a maior parte do armamento tenha sido contrabandeado do Paraguai, por uma rota de entrada iniciada em Guaíra, no Oeste do estado. A polícia tem indícios que apontam que o grupo fornecia armas a outras quadrilhas. “Eles chegavam a alugar as armas longas, principalmente para ações como assaltos a bancos. O grupo também vendia as armas. Um fuzil, por exemplo, chegava a custar R$ 30 mil”, explicou.

Drogas e assaltos

Os três presos foram identificados como Marcio Antonio Kubik, de 35 anos, Fernando Kubik, de 28 anos e Marcos Portela, de 31 anos. Nas três residências foram encontradas mais de 60 quilos de entorpecentes. Segundo um balanço divulgado pela DFR, foram apreendidos 30 quilos de maconha, 29 de crack, um quilo e meio de cocaína e 2,8 quilos de haxixe.

Além do tráfico de drogas, há indícios do envolvimento do trio com arrombamento de caixas eletrônicos. Nas casas vistoriadas pela polícia, foram encontrados R$ 7,8 mil em dinheiro, algumas das cédulas manchadas ou queimadas. “Isso evidencia a participação deles nas quadrilhas que usaram dinamites para explodir caixas-eletrônicos”, apontou Rangel.

Também foram pegos cinco veículos: um Kia Soul, um Cross Fox, um Golf, um Ecosport e um Chevette. Segundo o delegado, os veículos eram usados pelo grupo nas ações criminosas. Também foram apreendidos radiocomunicadores, silenciadores, lunetas e máscaras balaclavas. Os presos foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo. Eles estão detidos na cargeragem da DFR, onde aguardam decisão de justiça. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles