segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Japão aprova seu 3º orçamento extra para a reconstrução

O Parlamento do Japão deu nesta segunda-feira sinal verde para um orçamento adicional no valor de 12,1 trilhões de ienes para a reconstrução das zonas arrasadas pelo terremoto de março e para combater a persistente valorização do iene.

O orçamento, aprovado pelo Governo no final de outubro, segue a outros dois que receberam o sinal verde em maio e julho no valor de dois trilhões e quatro trilhões de ienes para a reabilitação após a catástrofe.

O Senado, controlado pela oposição, deu sua aprovação final ao terceiro orçamento depois que o governante Partido Democrático (PD) conseguiu, após intensas negociações, um acordo com a principal legenda opositora, o Partido Liberal-Democrata (PLD), para que o respaldasse.

A Câmara Baixa, controlada pelo PD, já tinha dado seu apoio ao orçamento no mês passado.

Está previsto que para financiá-lo o Governo emita nova dívida, em forma dos chamados "bônus para a reconstrução", no valor de 11,5 trilhões de ienes.

O aprovado nesta segunda-feira é o segundo maior orçamento extraordinário na história do Japão após o criado no ano fiscal de 2009, no valor de 14,7 trilhões de ienes, para impulsionar a economia após o colapso do banco Lehman Brothers. (EFE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles