quinta-feira, 6 de outubro de 2011

USP é a única universidade brasileira entre as 200 melhores do mundo, aponta revista britânica


A Universidade de São Paulo (USP) é a única universidade brasileira a figurar entre as 200 melhores do mundo, segundo a edição 2011 do ranking da revista semanal britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira. A USP ficou na 178ª posição. Ano passado, nenhuma instituição do país apareceu na classificação. A líderança continuou com os Estados Unidos, mas trocou de mãos: o California Institute of Technology pulou do segundo para o primeiro lugar, deixando Harvard University com a vice.

Das dez mais bem colocadas, sete são americanas: Stanford University, em terceiro; Princeton University, em quinto; MIT, em sétimo; University of Chicago, em nono; e University of California, em Berkeley, em décimo. Completam o top 10 três universidades britânicas: University of Oxford, em quarto; University of Cambridge, em sexto; e o Imperial College London, em oitavo.

Neste ano, a THE ampliou o ranking, de 200 para 400 instituições. Assim, a segunda universidade brasileira mais bem colocada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que figura entre a 276ª e a 300ª posição (não há classificação detalhada depois das 200 primeiras). Da América do Sul, apenas USP, Unicamp e Pontifícia Universidade Católica do Chile ficaram no Top 400.

Foram utilizados cinco critérios na elaboração da lista: ambiente de ensino, que vale 30% da nota total; volume, resultados e reputação das pesquisas feitas na instituição, também com 30%; número de citações em periódicos e artigos científicos, uma forma para dimensionar a influência da universidade, com 30%; inovação e articulação com a indústria, com 2,5%; e presença internacional de estudantes, professores e pesquisadores, com 7,5%.

Em outro ranking divulgado nesta terça-feira pela consultoria QS, que enfocava apenas a América Latina, a USP e a Unicamp também aparecerem como as principais universidades brasileiras. No entanto, não é possível compará-los, pois os cálculos foram feitos segundo metodologias distintas. (G1)

O ranking completo:

http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/2011-2012/top-400.html

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles