quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ditadura Militar Será tema de seminário em Foz do Iguaçu


Foto: Divulgação
O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é um dos destaques do seminário
O evento acontece nos dias 13 e 14 de outubro na Universidade de Integração Laino- Americana – UNILA e na Câmara Municipal. Além do Seminário Internacional “Repressão e Memória Política no Contexto do cone Suls”, acontecerá na mesa ocasião a 52ª Caravana da Anistia.

As duas atividades serão realizadas pelo Ministério da Justiça, Comissão de Anistia, em parceira com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, Grupo Tortura Nunca Mais, Câmara Municipal e Sociedade Direitos Humanos Para a Paz.

O Seminário, que pretende reunir estudantes, pesquisadores e interessados no tema, contará com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e do Secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Junior.

Em pauta no Seminário do dia 13 uma interlocução aprofundada entre as iniciativas de preservação da memória política dos países do Cone Sul que tiveram um passado recente de longos governos repressivos.

Serão feitas apresentações sobre as principais políticas públicas e as práticas sociais voltadas ao esclarecimento histórico e à formulação de processos pedagógicos que permitam à sociedade transformar a experiência de restrição das liberdades públicas e submissão à força em um processo reflexivo e pedagógico sobre a importância da manutenção e do fortalecimento da democracia.

O primeiro dia de evento acontece na UNILA, a partir das 9h. Os palestrantes serão Victor Abramovch, do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (Argentina); Patrícia Orellana, da Universidade do Chile; Juan Manoel Otero, Universidade de Rio Negro (Argentina); Aluízio Palmar, presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu; Maria Cristina de Castro (Uruguai), de Martin Almada, descobridor do Arquivo do Terror/Operação Condor, Paraguai, de Bernard Burel, Observatório Astronômico de Toulese (França) e Paulo Abraão, Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia.

No dia 14, será instalada na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, a 52ª Caravana da Anistia. Na ocasião, os conselheiros irão julgar alguns processos de pessoas do Estado do Paraná atingidas pelos atos de exceção durante a ditadura civil-militar instalada no Brasil em 1º de abril de 1964.(ClickFoz)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles