segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A PMC e a Semana Mundial da Alimentação

A partir de hoje, a Prefeitura de Curitiba vai realizar uma série de eventos para celebrar a Semana Mundial da Alimentação. O slogan das ações é "Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos". A abertura das atividades será marcada por um seminário, hoje e amanhã (segunda e terça-feira) no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
A abertura do seminário “Ações Educativas Promotoras de Práticas Alimentares Saudáveis nas Diferentes Fases do Ciclo da Vida” será às 9 horas. As palestras e mesas redondas são abertas ao público em geral e gratuitas.
"Queremos com o seminário divulgar e disseminar a discussão em torno da alimentação saudável. Estamos vivendo uma transição nutricional, nossa população hoje que sofre carências nutricionais é bem menor do que as pessoas que sofrem com excessos alimentares", diz a chefe da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento, Silvia Maria Bramucci da Rocha.
No seminário também serão expostas ações educativas realizadas pela Prefeitura de Curitiba e pela iniciativa privada que favorecem opções alimentares mais saudáveis. O seminário e as ações da Semana Mundial da Alimentação foram organizados pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea-Curitiba).
"A discussão que será promovida no seminário vai mostrar a importância de uma alimentação saudável em todas as fases da vida, desde a gestação até a melhor idade. A intenção é trazer informações técnicas sobre nutrição e as experiências práticas desenvolvidas em Curitiba", disse a presidente do Comsea, Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani.
Em paralelo ao seminário, será realizada uma mostra sobre ações nutricionais realizadas pela Prefeitura em equipamentos públicos, como escolas, creches, no programa Comunidade Escola e no próprio Mercado Municipal. Essa mostra será realizada dos dias 10 a 14 ao lado do auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
Dia Mundial da Alimentação
No dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi instituída no ano de 1979 pelos países membros da FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Entre os dias 17 a 21 de outubro serão realizadas ações nas nove regionais de Curitiba para marcar a data.
O público que frequenta os restaurantes populares receberá orientações sobre alimentação saudável, nas unidades básicas de saúde serão realizadas oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) acontecerão palestras sobre alimentação saudável.
Outras informações sobre a programação nas regionais podem ser obtidas nas Ruas da Cidadania e na Secretaria Municipal do Abastecimento. A programação do seminário “Ações Educativas Promotoras de Práticas Alimentares Saudáveis nas Diferentes Fases do Ciclo da Vida” e da Semana Mundial da Alimentação está disponível no site do Comsea (comsea.curitiba.pr.gov.br).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles