domingo, 23 de outubro de 2011

Obama anuncia retirada de tropas norte-americanas do Iraque, um país que os EUA e seus aliados da Otan arrasaram com a guerra

Os Estados Unidos deixarão o Iraque até o final do ano. A informação foi anunciada nesta sexta-feira, 21, pelo presidente Barack Obama. Segundo o Washington Post, a intenção inicial do governo norte-americano era de chegar a um acordo com as autoridades iraquianas para deixar milhares de soldados no país para operações de treinamento. As negociações, no entanto, falharam, e todas as tropas deverão ser retiradas antes de 2012.

“Conversei há pouco com Nuri al-Maliki (premier do Iraque), e os Estados Unidos vão manter seu compromisso de retirar todas as suas tropas do Iraque até o fim de 2011”, anunciou Obama, da Casa Branca. O principal obstáculo para o acordo era a questão da imunidade legal dos soldados norte-americanos que ficassem no Iraque. Esses militares seriam responsáveis por treinar forças locais.

“Hoje posso dizer nossas tropas no Iraque estarão definitivamente em casa para as festas de fim de ano”, reiterou Obama. Quanto às tropas que estão no Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos afirmou que devem ser completamente retiradas até 2014.

Saldo da "pax" norte americana:

- Não encontraram armas químicas, mas se apossaram do petróleo

- Morreu mais 864.000 civis (http://www.unknownnews.org/casualties.html)

- Toda a infraestrutura destruída

- Aproximadamente 2 milhões de iraquianos exilados

- Milhões de traumatizados com a guerra

- O povo pobre norte americano com menos seguridade social pelos recursos desviados para financiar guerra

- Os ricos mais ricos ....

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles