Moradores de Nova York que vivem em regiões baixas e na costa devem começar a sair de casa na sexta-feira, antes da provável chegada do furacão Irene à cidade, disse o prefeito Michael Bloomberg nesta quinta-feira.
Se não cumprirem a orientação, os moradores desses locais correm o risco de ficar presos porque o gigantesco sistema de transporte público da cidade deve ser fechado no sábado em consequência do furacão, disse Bloomberg a repórteres. (Reuters)
Furacão Irene varre as Bahamas e ameaça nordeste dos EUA
Enquanto avançava com ventos de 185 km/h, milhares de pessoas receberam ordens de evacuação obrigatória na Carolina do Norte (sudeste), onde a governadora decretou o estado de emergência, assim como fez seu colega em Nova York.
As autoridades alertaram estados como Virgínia, Nova York, Massachussets e Nova Jersey para que se preparem para a chegada do furacão, que deve atingir a costa dos Estados Unidos até sábado.
Enquanto isso, as ilhas por onde o furacão passou no começo da semana começavam a contabilizar os danos e vítimas: pelo menos duas pessoas morreram no Haiti e duas outras na República Dominicana, onde foram registrados vários desaparecidos e 32.400 desabrigados.
Irene deixava as Bahamas nesta quinta-feira e se posicionava à frente, mas ainda distante, da costa central da Flórida e 930 km ao sul do litoral do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, movendo-se na direção noroeste a 22 km/h, segundo boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), divulgado às 18h00 de Brasília.
Este último relatório incluiu um alerta de furacão para a fronteira dos estados da Virgínia e da Carolina do Norte, bem como para Nova Jersey.
Antes de Irene chegar aos Estados Unidos, pode passar a ser um furacão da categoria quatro (a escala Saffir-Simpson tem cinco níveis), com ventos de até 217 km/h, advertiu o NHC. (AFP)
0 comentários :
Postar um comentário