quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Líbia mergulha do melhor IDH da África para o caos: Queda de Khadafi é insuficiente para normalizar a Líbia, diz Patriota

A queda do líder líbio, coronel Muamar Khadafi, é insuficiente para normalizar a situação no país árabe, disse nesta quinta-feira, em Buenos Aires, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

"Será necessário que o futuro governo, um governo de transição, se preocupe em reconstruir a união nacional e em apaziguar a situação interna", disse Patriota, na embaixada do Brasil na capital argentina.

O Brasil não reconheceu o Conselho Nacional de Transição líbio (CNT), formado por rebeldes, como governo interino da Líbia, como fez boa parte da comunidade internacional, incluindo países europeus, árabes e os Estados Unidos.

Segundo Patriota, a percepção do Brasil a respeito dos acontecimentos na Líbia é a mesma dos outros países do grupo dos Bric (integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que também não deram respaldo ao CNT.

No entanto, o chanceler brasileiro disse que os Brics reconhecem o Conselho como um "interlocutor valido". Há dois dias, em Brasília, Patriota disse que o CNT não tinha representatividade nacional.

Nesta quinta-feira, o líder do CNT, Mustafa Abdel Jalil, disse que os países que apoiam o Conselho terão facilidades no processo de reconstrução da Líbia.

"Prometemos favorecer os países que têm nos ajudado, especialmente no desenvolvimento da Líbia. Nós vamos negociar com eles de acordo com o nível de apoio que eles nos deram", disse.

Empresas brasileiras como a Odebrecht, Andrade Gutierrez e Petrobrás tem grandes investimentos na Líbia.

Em entrevista à BBC Brasil, o embaixador brasileiro no Egito, Cesario Melantonio Neto, disse ter recebido dos rebeldes garantias de que os contratos serão respeitados, após reunião com o CNT em Benghazi.

Unasul

Patriota fez as declarações sobre a Líbia após encontro com os chanceleres da Unasul, na capital argentina.

Segundo ele, "Brasil e Colômbia, que atualmente estão sentados no Conselho de Segurança da ONU, queriam compartilhar informações (sobre a Líbia com os outros países da Unasul)", disse.

O chanceler tentou minimizar as diferentes perspectivas sobre a situação na Líbia entre os países da América do Sul. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já manifestou apoio a Khadafi.

De acordo com o ministro, há consenso no bloco de que o próximo governo líbio deve organizar eleições populares.

O ministro disse que não existe qualquer discussão sobre uma possível concessão de asilo do Brasil a Khadafi, como chegou a ser especulado. Ele também negou que o líbio tenha feito o pedido ao governo brasileiro. "Este assunto não está em consideração", afirmou.

O Conselho Nacional de Transição disse que precisa de US$ 5 bilhões para evitar uma crise humanitária no país.

Membros do CNT estão negociando a liberação de investimentos do regime líbio em contas no exterior. Estados Unidos, Suíça, França e Itália já prometeram descongelar ativos da Líbia.

O líder do CNT, Mahmoud Jibril, disse na Itália que o Conselho precisa de ajuda urgente.

"Nosso povo não tem recebido salário por meses. Estamos dizendo a nossos amigos que o maior elemento desestabilizador seria o fracasso do CNT, caso não consigamos oferecer os serviços necessários e pagar o salário (dos servidores)", disse Jibril.

Ele falou ao lado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, um dia após encontrar o presidente francês, Nicolas Sarkozy. (BBC)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles