quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Franceses e britânicos comandaram as ações dos rebeldes na Líbia

Franceses e britânicos à paisana estão mobilizados há várias semanas na frente leste da Líbia ao lado dos rebeldes, constatou um correspondente da AFP.

Os oficiais estão presentes na refinaria de Zuwaitina, paralisada pelo conflito e transformada em centro de comando rebelde para a frente leste, 150 km ao sudoeste de Benghazi, sede do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião líbia.

A refinaria, que tem vários quilômetros quadrados no deserto líbio, é o quartel-general de Fawzi Bukatif, comandante rebelde para toda a frente.

Franceses e britânicos à paisana ou com roupas camufladas estão instalados em contêineres perto de uma das pistas de pouso da refinaria.

Eles dispõem de meios de comunicação, uma sala de rádio com as paredes cobertas de mapas militares e estão a poucos metros do centro de comando de Bukatif.

No fim de abril, Grã-Bretanha, França, Itália, Egito e Estados Unidos anunciaram o envio de assessores militares para ajudar o CNT.

Nas últimas semanas, a refinaria foi utilizada como centro de operações rebelde na batalha de Brega, cidade portuária, de onde os rebeldes expulsara as tropas leais a Muammar Kadafi em uma ofensiva respaldada pela Otan.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles