quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Movimento ‘Fora Teixeira’ une torcidas rivais

Aconteceu neste sábado, 27, e domingo, 28, nos maiores estádio do Brasil uma das maiores ações coordenadas já vistas das torcidas organizadas do país contra a corrupção e os desmandos na administração do futebol pentacampeão do mundo. Torcedores de São Paulo a Florianópolis, do Rio a Fortaleza, de Belo Horizonte a Porto Alegre levaram faixas e cartazes para as arquibancadas pedindo a saída do cartola Ricardo Teixeira da direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da presidência do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL).

Nos últimos tempos o nome de Ricardo Teixeira vem sendo envolvido em uma série de escândalos que vão desde a acusação de recebimento de suborno no âmbito da Fifa até o favorecimento de parentes e amigos nos contratos com a CBF e com o próprio COL. A indignação contra a figura de Teixeira ganhou corpo após suas polêmicas declarações dadas recentemente à revista Piauí, entre as quais dizendo que estava “cagando” para as denúncias contra si.

Por outro lado, as torcidas organizadas dos maiores clubes do país, comumente associadas à violência no futebol e classificadas como agrupamentos de vândalos e brigões, vêm dando um grande exemplo de organização popular contra os desmandos dos poderosos.

A ação coordenada nas arquibancadas no fim de semana em que aconteceram os maiores clássicos do futebol nacional (Flamengo x Vasco, Corinthians x Palmeiras, Grêmio x Internacional, Cruzeiro x Atlético-MG etc) foi parte da campanha Copa com Prestação de Contas e sem Ricardo Teixeira, aprovada democraticamente em junho pelas 27 torcidas que compõem a Confederação Nacional das Torcidas Organizadas (Conatorg).

Havia grande expectativa de como a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro, iria se comportar diante dos protestos nas principais praças futebolísticas do país contra seu amigo Ricardo Teixeira. No fim, confirmou-se o boicote anunciado à voz das arquibancadas. Na transmissão do jogo Flamengo x Vasco, por exemplo, não se viu a festa da torcida na tela da Globo, como é de praxe, para que não se tivesse notícia sobre sua indignação.

‘Fora!’ não pode; ‘Filma eu’, pode

A Globo, que já se esmera em uma campanha para excluir os palavrões das músicas que se cantam a milhares de vozes nos estádios do Brasil, parece agora empenhada em fazer as vezes de censora de fato das arquibancadas.

Em São Paulo, a polícia apreendeu faixas contra Teixeira na entrada do estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, mas muitas entraram escondidas dentro dos tênis de torcedores. As torcidas organizadas em luta contra a perpetuação de Teixeira e de seus desmandos à frente do futebol profissional no Brasil enfrentam ainda as tentativas de intimidação das federações estaduais amigas da atual direção da CBF.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) chegou a ameaçar de expulsão do estádio Orlando Scarpeli, onde aconteceu o clássico local Avaí x Figueirense no domingo, quem fosse pego com faixas ou cartazes da campanha Copa com Prestação de Contas e sem Ricardo Teixeira. O Ministério Público Federal local contestou a tentativa de censura dos protestos em Santa Catarina, e os torcedores do Avaí e do Figueirense entraram no estádio com o material amparados por uma liminar concedida pela Justiça Federal.

Curiosamente a FCF tentou justificar sua ameaça citando o artigo 13-A, inciso IV, do próprio Estatuto do Torcedor, onde está escrito que quem vai aos estádios não pode “portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenofóbico”. Sobre o episódio, o jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, escreveu em seu blog:

“Qual o temor dos cartolas? Que inadvertidamente uma câmera de TV registre um desses cartazes, mesmo que por uma fração de segundo? Talvez. Mas será que aqueles que levam para a arquibancada cartolinas com os famosos “‘Filma eu’ serão expulsos?”, escreveu Mauro Cezar. (ON)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles