quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Acusado de extração ilegal de minérios, norte-americano é preso em Morretes

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde apreendeu, no sábado (27), materiais utilizados para prática de extração mineral no rio Nhundiaquara, em Morretes.

Os produtos pertenciam a um homem, natural dos Estados Unidos. Além dos materiais, a equipe apreendeu 0,1 grama de ouro.

Durante patrulhamento aquático rotineiro as equipes receberam uma denúncia, via telefone, denunciando a mineração ilegal. Com as informações os policiais militares ambientais se deslocaram até a região indicada e encontraram um homem com trajes adequados realizando o processo de separação de um minério dourado, que constatado posteriormente foi identificado como ouro.

O homem, que não fala português, teve os materiais apreendidos: uma bomba de sucção Honda, um traje especial para mergulho, calça impermeável, peneiras plásticas pequenas, bateias plásticas (instrumento semelhante a um funil, utilizado para separação dos minérios), detector de metal com fones de ouvido, óculos para mergulho, lanterna de capacete, mangueira snorkel (tubo utilizado para respiração), e óculos de mergulho.

Como se trata de uma pessoa com origem estrangeira, a aplicação das medidas pertinentes ao delito é diferente. O homem foi conduzido juntamente com os materiais ao Posto Ambiental de Morretes, onde os policiais militares contaram com o auxílio de um intérprete, durante as conversações o homem disse às equipes que era médico e exercia a extração de minério como hobby e não sabia que esta prática era ilícita no Brasil.

Conforme a documentação apresentada pelo estadunidense o retorno para os EUA é no próximo domingo (28), entretanto, devido ao desacordo com a legislação brasileira, o homem terá que comparecer a uma audiência no próximo dia 30 de setembro para prestar esclarecimentos à Justiça. As equipes do 3º Pelotão do BPAmb da 1ª Companhia do BPAmb informaram a ocorrência para a Polícia Federal (PF) já que o homem não tem nacionalidade brasileira.

Os policiais federais solicitaram à PM o encaminhamento do rapaz para a Delegacia de Polícia Federal (DF) bem como utilizaram a documentação elaborada pelos policiais militares do Posto de Morretes. Além dos materiais apreendidos, os PMs encontraram em posse do estrangeiro 0,1 grama de ouro, o que configura a extração ilegal. A partir de agora, os trâmites legais para a resolução da ocorrência são de responsabilidade da PF. (Correio do Litoral)

1 comentários :

Anônimo disse...

Será que vão me prender também por procurar tesouro na praia http://www.openosaco.com/2011/03/metal-detector-achados-e-perdidos.html

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles