terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lá vem o Brasil descendo a ladeira. A produção industrial volta a cair em junho, mostra IBGE

O Brasil passa por um processo de desindustrialização, no qual as empresas brasileiras de manufatura perdem competitividade, reduzem postos de trabalho e até encerram as suas atividades. Os motivos disto acontecer são vários, mas os principais são o alto custo do dinheiro no mercado, causado pelas altas taxas de juros impedindo que as indústrias busquem capital nos bancos; os altos custos internos de transporte; a baixa qualificação da nossa mão de obra; o real artificialmente super valorizado; baixo investimento em pesquisa, o dumping econômico praticado pelos EUA e a China, entre outros fatores, o que fazem o nosso país exportar mais commodities baratas e importar mais produtos manufaturados com valor agregado. O principais protagonistas desta história não somos nós, são a China e os EUA, o que tem tirado o sono de muitos empresários e logo tirará pelo desemprego o dos operários brasileiros.

A farsa promovida pelo Lula ao abrir o crédito a faixas de baixa renda criou por um certo tempo ilusão de que éramos maiores do que a crise internacional e o povo atendendo aos apelos do governo gastou o que não tinha. Como resultado disto hoje temos uma nação individada, cujos índices de inadimplência por parte destes consumidores beira o 26%. Está medida eleitoreira por um curto período de tempo aqueceu artificialmente a produção industrial e com isto o mercado interno (aumento de consumo, mais empregos, etc.). O falsificado “espetáculo de crescimento” chegou ao fim e com ele já começamos a conviver com a perda do poder aquisitivo, a deflação de preços causada pelo baixo consumo e excesso de estoques, o desemprego e os baixos salários para quem conseguir se mantiver empregado.

A produção industrial brasileira caiu 1,6% em junho deste ano, na comparação com o mês anterior. Em maio, a indústria havia tido um crescimento de 1,1%. O dado faz parte da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a junho de 2010, no entanto, a produção industrial aumentou 0,9%. No primeiro semestre deste ano, o crescimento chegou a 1,7% em relação ao mesmo período de 2010 e, no acumulado dos últimos 12 meses, a 3,7%.

Vinte dos 27 setores pesquisados pelo IBGE tiveram redução na produção de maio para junho. Os principais impactos negativos em junho vieram de setores como refino de petróleo e produção de álcool (-8,9%), produtos de metal (-10,9%), veículos automotores (-1,4%) e alimentos (-1,2%).


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles