terça-feira, 2 de agosto de 2011

Comitiva do Paraná é recebida por autoridades argentinas

O governador Beto Richa e o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, encontraram-se nesta segunda-feira (01), em Buenos Aires, com o subsecretário de Comércio Exterior da República Argentina, embaixador Luiz Maria Kreckler, e outras autoridades do país vizinho, para discutir possibilidades de negócios.

Foi o primeiro compromisso da missão empresarial organizada pela Federação do Comércio do Paraná, da qual participam empresários, secretários de Estado e entidades representativas dos segmentos de alimentos e bebidas, autopeças, materiais de construção, agronegócios e eletrônicos.

A reunião aconteceu no Palácio San Martin, sede da chancelaria argentina. Richa, que faz sua primeira visita oficial à Argentina, elogiou a iniciativa da Fecomércio de promover a missão empresarial. “A Argentina e o Brasil são os principais atores e sócios do Mercosul. O volume de importações e exportações é significativo e há um grande potencial para incrementar essa relação comercial” destacou o governador.

Richa lembrou que a visita dos paranaenses à Argentina coincide com os interesses dos governos de ambos os países, manifestados durante o recente encontro entre as presidentes Cristina Kirchner e Dilma Rousseff, em Brasília. “Por isso nada melhor do que trazermos uma comitiva de empresários de diferentes segmentos de nossa economia para abrir um diálogo com parceiros argentinos”, afirmou o governador.

Para o embaixador Luiz Maria Kreckler a missão vai favorecer parcerias entre empresas argentinas e paranaenses. Segundo ele, Brasil e a Argentina têm que encarar o mercado internacional juntos, para superar os competitivos produtos fabricados na China e na Índia. “Devemos, na seqüência, analisar juntos as áreas em que pode haver a integração positiva entre os dois países para conquista de novos mercados, devidamente integrados ao novo cenário mundial”, afirmou.

“O Paraná é o segundo maior importador de produtos argentinos e esses mais de 30 empresários que participam da missão representam grande parte desse comércio”, destacou Darci Piana. Para ele, a vinda do governador Beto Richa mostra a força do comércio bilateral e abre grande espaço para o diálogo entre os governos da Argentina e do Brasil para ampliação dos negócios e investimentos recíprocos.

Também participaram do encontro os secretários José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Ercílio Santinoni (Indústria e Comércio) e Norberto Ortigara (Agricultura); o deputado estadual Plauto Miró; o subsecretário de Comércio Internacional da Argentina, Ariel Schale; o cônsul da Argentina no Paraná, Héctor Vivacqua.

VISITA – O governador Beto Richa e Darci Piana também visitaram as instalações da Zanella, que negocia a implantação de uma fábrica de motocicletas no Paraná, em parceria com seu distribuidor oficial, a Steiner Motors
.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles