terça-feira, 2 de agosto de 2011

Paraná: Chuvas prejudicam 19 municípios e obrigam 1,1 mil pessoas a sair de casa

Alagamento faz com que pessoas fiquem dentro de estabelecimentos no centro de Almirante Tamandaré, município da Região Metropolitana de Curitiba


Profissionais e voluntários da Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná (Cedec) e do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) estão cuidando da assistência às pessoas atingidas pelas chuvas dos últimos dias em 19 municípios do Estado. O Provopar está providenciando cestas básicas, água mineral, cobertores e colchonetes para a população mais atingida. De acordo com relatório da Cedec, 1.182 pessoas tiveram que deixar suas casas, 344 residências foram danificadas e 13 destruídas. Os municípios de Cerro Azul, no Vale do Ribeira, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, são os mais prejudicados.

Das pessoas que foram obrigadas a sair de casa por causa de alagamentos, 595 pessoas estão em alojamentos públicos e 587 em casas de parentes e amigos. Não há registros de feridos. No total, as áreas atingidas pelas chuvas abrigam 120.087 pessoas.

Os municípios atingidos são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Boa Vista da Aparecida, Campo Largo, Cerro Azul, Curitiba, Guarapuava, Itapejara do Oeste, Irati, Imbituva, Morretes, Piraquara, Pinhais, Ponta Grossa, Paranaguá, Piraí do Sul, Prudentópolis, Rio Branco do Sul, Salto do Lontra.

De acordo com o Instituto de Metrologia do Paraná (Simepar), até as 15 horas desta segunda-feira já tinha chovido mais que a média prevista para todo o mês de agosto. A previsão é que a chuva forte continue até esta terça-feira (02).

CERRO AZUL – Um grupo do Corpo de Bombeiros especializado em desastres naturais está em Cerro Azul, município com 16.345 habitantes no Vale do Ribeira, a cerca de 100 km de Curitiba, que está isolado por causa das chuvas. A elevação do nível do rio Ponta Grossa causou a interdição da ponte e dos acessos ao município, tanto pela BR-476 (Estrada da Ribeira), por Tunas do Paraná, quanto pela PR-092, por Rio Branco do Sul.

PONTA GROSSA – De acordo com a Defesa Civil, uma região do município de Ponta Grossa que concentra 95 mil habitantes está em estado de alerta por conta de alagamentos. No fim da tarde a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) restabeleceu o funcionamento de duas captações de água que pararam de funcionar na manhã desta segunda-feira (1), em consequência das chuvas.

Por medida de segurança foram suspensas as aulas desta segunda-feira (1) e da manhã de terça-feira (2) nos campi Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba, Jaguariaíva e São Mateus do Sul da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).



No Litoral do Estado, Paranaguá apresentou dois pontos de alagamentos e duas pessoas foram removidas de suas casas. Na comunidade de Floresta, entre os municípios de Morretes e Paranaguá – um dos locais mais atingidos pelas chuvas de março deste ano – 25 famílias, que foram autorizadas a retornar ao local há pouco tempo, estão sendo monitoradas por técnicos da Mineropar e Defesa Civil.

Na região metropolitana de Curitiba houve deslizamentos em Rio Branco do Sul, com 100 pessoas afetadas, 20 desalojadas e 20 residências danificadas. Curitiba, Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Piraquara e Pinhais registram pontos de alagamentos.

Em Piraí do Sul, nos Campos Gerais, a chuva contínua provocou pontos de alagamentos e enxurradas. Na região Central do Estado, o município de Irati é o mais prejudicado, totalizando 2 mil pessoas em situação de risco. Em Prudentópolis há 50 pessoas desalojadas. Em Imbituva são 400 pessoas em estado de alerta. Em Guarapuava, foram registradas 20 pessoas afetadas e cinco desalojadas.

Nas regiões Sudoeste e Oeste, foram registradas no final de semana tempestades com ventos e granizo. Os municípios de Boa Vista da Aparecida, Itapejara do Oeste e Salto do Lontra foram os mais afetados.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles