quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Frei Tito Vive!

Marcelo Uchôa

Coordenador Estadual de Direitos Humanos e Professor/UNIFOR

O dia 10 de agosto deve ser lembrado, todos os anos, no Brasil e, em especial, no Ceará, como uma data para reflexão sobre a importância da razão crítica e do compromisso com a ética e a verdade. Em 1974, há exatos 37 anos, Frei Tito, do alto de seu exílio em L’Arbresle, na França, deixava o plano terrestre e entrava para a história como mártir dos direitos humanos no Brasil e no mundo. Antes, o frade dominicano, antigo dirigente da Juventude Estudantil Católica, havia sido preso no Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna, e, entre 1969 e 1970, recolhido a prisões em São Paulo, onde, por vários meses, foi submetido a covardes e intermináveis sessões de tortura, convivendo com os "demônios” que lhe perseguiram até a morte, na Europa.

Em comemoração à passagem dos 37 anos da partida de Frei Tito, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, com o apoio de outros órgãos estaduais e instituições parceiras, e articulação institucional com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal local, por meio de suas Comissões de Direitos Humanos, prepara uma série de eventos alusivos à temática, a integrar a Caravana dos Direitos Humanos, que ocorrerá em Fortaleza, nos próximos 18 e 19 de agosto. Constará da vasta programação, exposição de painéis, exibição de filmes, show artístico e lançamento de livros sobre o tema "memória e verdade”, além do lançamento do Comitê Estadual pelo Direito à Memória e à Verdade.

As ações visam não apenas fazer jus a quem entregou a própria vida à defesa dos direitos civis e fundamentais de todas as pessoas, mas, também, contar de maneira honesta a saga de um período difícil e conturbado da história nacional, que serviu de pressuposto para que o Brasil atingisse os níveis de amadurecimento político e de democracia que possui hoje. A luta de Frei Tito não quedará em vão enquanto a inquietude por um mundo melhor permear os corações das gerações presentes e futuras. Frei Tito vive!


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles