quarta-feira, 27 de julho de 2011

Paraná se prepara para Conferência do Trabalho Decente

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária promoveu nesta segunda (25) e terça-feira (26), em Curitiba, uma preparação para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, com a participação de representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a se tornar signatário da Agenda do Trabalho Decente, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Na segunda-feira (25), o coordenador de Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes (OIT), Paulo Sérgio Muçouçah, e o coordenador nacional do Projeto Monitorando e Avaliando o Progresso no Trabalho Decente (OIT), José Ribeiro, ministraram palestras sobre a origem, o significado e as dimensões do trabalho decente. O debate sobre o tema foi organizado pelo professor Sandro Lunard, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No mesmo dia, aconteceu a primeira reunião do Grupo Executivo de Trabalho Decente, criado pelo Governo do Paraná. O grupo tem como objetivo fortalecer a execução e o diálogo de ações destinadas a garantir que o trabalho produtivo seja adequadamente remunerado e exercido em condições de igualdade, liberdade e segurança.

Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, a reunião serviu para promover debates sobre temas como a necessidade de todas as regiões do Estado obterem conhecimentos sobre a importância do trabalho decente.

Ainda no plano preparatório, nesta terça-feira (26) aconteceu a Oficina de Capacitação em Construção e Análise de Indicadores de Trabalho Decente. O evento serviu para apresentar a metodologia de construção e análise de indicadores de Trabalho Decente, para subsidiar a elaboração de diagnósticos, que servirão de base para a construção de políticas direcionadas ao tema.

Técnicos da Secretaria participaram de um treinamento realizado por José Ribeiro (OIT), que contou com a participação de 30 pessoas, entre as quais integrantes do Ministério do Trabalho, trabalhadores e empregadores. Além de Curitiba, outras cinco regiões do País vão sediar os cursos.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles