terça-feira, 12 de julho de 2011

Paraná: Empresa que doou para partidos políticos multiplicou contratos

Acordos de empreiteira com o Dnit cresceram de R$ 20 milhões em 2004 para R$ 267 milhões no ano passado


Tripoloni era declarada firma inidônea pelo TCU quando deu R$ 2,5 mi ao PR e R$ 510 mil a Gleisi, que nega irregularidade.

Uma empreiteira do Paraná, que concentrou doações eleitorais para partidos aliados do governo e é alvo de investigações por irregularidades, aumentou em 1.273% seus contratos com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de 2004 a 2010.

Desde o início do governo Lula, a Sanches Tripoloni, de Maringá, vive um crescimento em seus contratos. Saiu de R$ 20 milhões em 2004 para R$ 267 milhões no ano passado (valores atualizados).

Em maio de 2009, a empresa foi declarada inidônea pelo TCU (Tribunal de Contas da União), ou seja, proibida de fazer negócios com a administração pública.

Auditoria concluiu que a licitação em que a empreiteira conquistou um contrato com o Dnit para fazer o contorno rodoviário em Foz do Iguaçu (Paraná) "deu-se de forma extremamente viciada".

(...) Ano passado, quando estava impedida de fechar contratos, a Tripoloni doou R$ 2,5 milhões para campanhas do PR, que controla o Dnit. (O Globo)


Em outros estados:

Consórcio ganha contrato de R$145 milhões

O consórcio Sanches Tripoloni tem contrato de R$ 145 milhões para construção de portos no interior do estado do Amazonas. A empresa foi considerada, em 2009, “inidônea” pelo Tribunal de Contas da União e impedida de participar de licitações com o governo federal por cinco anos. O governo do Amazonas, entretanto, permitiu que em novembro do ano passado o consórcio participasse e vencesse a primeira licitação para a construção dos portos de Beruri, Canutama, Codajás e Tapauá. O custo da obra é de R$ 63 milhões.

Agora o Tripolini venceu mais uma licitação, no valor de R$ 82 milhões para construir os portos de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itapiranga, Careiro da Várzea e Iranduba.

Até 2009 a empresa era uma das principais estrelas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do governo Federal, mas a partir daí o TCU começou colocar o dedo em alguns contratos, nos quais apontou indícios de “vícios insanáveis”. (Regional)


Sanches Tripoloni: a infraestrutura de MS em mãos especializadas


Edson Moraes

Um dos investimentos em infraestrutura de maior alcance econômico e social para Mato Grosso do Sul, e que provocará avanços extraordinários no processo de desenvolvimento do País, é a formatação do corredor rodoviário baseado na BR-359. O primeiro passo desse investimento foi dado pelo governo estadual, com recursos federais, em 2008, com a licitação para o início das obras do trecho de 119,1km entre Coxim e Alcinópolis, com investimentos de R$ 103 milhões e execução em duas frentes, uma a cargo da campograndense CGR Engenharia Ltda e a outra da mineira Sercel..

Mas a etapa seguinte, aquela que veio consolidar a dimensão máxima desse novo corredor, foi materializada no ano passado, com o resultado da licitação das obras para a implantação e o asfaltamento do trecho Divisa GO/MS-Entroncamento BR-262/ Fronteira Brasil-Bolívia (Corumbá), subtrecho Divisa GO/MS (Km 0)-Alcinópolis (Km 105,15), segmento KM 3,4 (Entroncamento MS-306)-Km 45, ligação à Divisa MS/MT). Trata-se de um estirão de 43,88 Km, cujo asfaltamento, com aporte de R$ 58 milhões 399 mil 151,71, ficou sob responsabilidade de uma das mais capacitadas empresas do gênero no Brasil: a Sanchez Tripoloni.

Fundada na cidade de Promissão (SP) em 1984, a Construtora Sanches Tripoloni é nome de ponta na execução de megainvestimentos e reconhecida pelo rigor na execução dos projetos e na utilização das mais modernas tecnologias. Sua direção adota uma filosofia de gestão e resultados baseados em métodos de avaliação dos mais precisos. Uma de suas exigências administrativo-operacionais é manter núcleos com equipes preparadas e maquinários modernos disponíveis, o que permite, entre outras soluções, a tomada de decisões rápidas e mobilidade facilitada. Além disso, conta com pessoal treinado para trabalhar em qualquer lugar do Brasil.

No caso da BR-359, a abrangência da obra é tão grande que por esse corredor vai pulsar um dos pontos estratégicos do organismo de intercâmbio do Sistema Mercosul e potencializar uma alternativa de acesso e escoamento aos núcleos locais e nacionais de exportação e importação, centros consumidores e a custos bem mais competitivos para as disputas da produção brasileira nos mercados internacionais. Os trechos também são considerados estruturais na malha viária sulmatogrossense, segundo o Governo, por constituir a principal ligação pelo Norte até à região Nordeste do Estado, beneficiando todo o Bolsão, com impactos diretos e positivos nas economias dos municípios de Figueirão, Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Inocência e Aparecida do Taboado.

A presença da Sanches Tripoloni em território guaicuru e bem mais forte e não se resume à BR-359. Outros investimentos decorrentes de ações do governo estadual já preenchem a agenda de serviços da construtora, como é o caso da Transfronteira, como ficou conhecida a ligação de rodovias estaduais nas regiões de fronteira do Cone Sul. O pedaço da Sanches Tripolini é de 20,7km, estrada ligando a MS-165 da Rodovia MS/165 (do Entroncamento com a MS/386, em Sanga Puitã) a Paranhos, com o subtrecho do Entroncamento MS/386-Coronel Sapucaia. O investimento é de R$ 20 milhões 667 mil 884,24. O contrato foi assinado em 02 de dezembro de 2009, tendo como celebrantes o ordenador de despesas do Estado o então secretário de Obras, Edson Giroto, e o representante da empresa, Paulo Francisco Tripoloni. O prazo de entrega da obra foi fixado em dois anos, a contar da expedição da Ordem de Serviço.

A pavimentação da MS/436 (Entroncamento BR-060-Camapuã-Entroncamento da MS-422), no valor de R$ 61 milhões 492 mil 790,86 é outra importante obra rodoviária confiada a Sanches Tripoloni em Mato Grosso do Sul. O contrato com o Estado foi celebrado no dia 10 de agosto de 2010 e a entrega da obra prevista para 540 dias depois da lavratura da ordem de serviço.

Além de obras viárias, a Sanches Tripoloni assina outros empreendimentos de engenharia civil e urbanização. Constam de seu recheado portfólio a execução de terraplanagem, asfaltamento, drenagem, saneamento, telefonia e obras de arte especial como viadutos, pontes, passarelas e galerias.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles