quarta-feira, 20 de julho de 2011

Greve pode adiar retorno das aulas na UFPR no segundo semestre

O calendário acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderá sofrer alterações por causa da greve dos servidores técnico-administrativos. O Centro de Computação Eletrônica (CCE), localizado no campus Centro Politécnico, foi fechado e lacrado pelos grevistas na manhã desta quarta-feira (20).

Parte dos servidores desse setor - que também é responsável pelas matrículas online - já tinha aderido à greve, porém, alguns ainda estavam trabalhando até essa quarta-feira.

As aulas estão previstas para serem retomadas em 1º de agosto, mas pode ser que as atividades do segundo semestre tenham de ser adiadas.

O período de matrículas por meio do site da UFPR seria entre 11 e 15 de julho, o que não foi feito por causa da paralisação. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, normalmente, os técnicos do CCE disponibilizam um página no site da Universidade Federal, mas isso não feito para o segundo semestre.

Uma alternativa poderá ser a matrícula feita manualmente. Nesse caso o procedimento seria feito na primeira semana de aulas nas coordenações dos cursos. A assessoria de imprensa da UFPR informou que a instituição estuda as duas possibilidades, mas ainda não foi definido qual será adotada.

Os servidores da Universidade Federal do Paraná, do Hospital de Clínicas e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em15 de junho.

Ato na Reitoria

O prédio da Reitoria poderá ser ocupado nesta quinta-feira (21) em um ato dos servidores técnico-administrativos que estão em greve. Uma assembleia será realizada no RU Central, às 8 horas, e nela será definido como será feita a ocupação.

Greve no HC

A coleta ambulatorial está suspensa desde 27 de junho. Apenas casos de emergência, como o de pacientes transplantados e da quimioterapia, recebem atendimento. A estimativa é de que 250 coletas deixaram de ser realizadas em cada dia.

O pronto-atendimento do Hospital de Clínicas não recebe novos pacientes desde 16 de junho. Um comunicado foi enviado pelo hospital à Secretaria Municipal da Saúde, em 17 de junho, solicitando que os novos pacientes fossem encaminhados para outros hospitais. O atendimento para quem já estava internado no HC e casos de urgência não foi afetado.

Exames de raio x deixaram de ser feitos no Hospital de Clínicas, em Curitiba, desde segunda-feira (18). A falta dos exames de raio x ocasionou o cancelamento de consultas no setor de ortopedia.

Greve na UFPR

Além dos funcionários do HC, outros servidores da UFPR estão parados. Os funcionários do setor de contabilidade e finanças aderiram à greve na primeira semana de julho, o que provocou a suspensão das rematrículas, pagamentos de obras, serviços contratados pela instituição e licitações.

De acordo com o Sinditest, o segundo semestre de 2011 pode ser prejudicado na UFPR, já que o atraso no trabalho deve afetar todo o planejamento da universidade. As rematrículas, que deveriam ser realizadas até a semana passada, estão suspensas enquanto a greve não terminar.

A Reitoria da UFPR entregou uma carta aos grevistas dizendo que “o retorno às conversações é vital para a retomada do processo de negociação”. O documento também deixou claro que a prioridade da instituição é um entendimento da pauta nacional, que engloba a mobilização de diversas universidades do país.

Para os servidores, a carta não apresentava resoluções concretas, assim como a reunião com o reitor realizada na última segunda-feira (11), e por isso eles decidiram seguir com a paralisação na última quinta-feira (14).

Reivindicações no Paraná

Os servidores querem a reabertura de 130 leitos no HC, que teriam sido fechados por falta de pessoal. Além disso, os técnicos administrativos pedem que o governo federal estabeleça e coloque em prática um plano de cargos e salários para a categoria.

Outra reivindicação é o aumento do piso salarial de R$ 1.034 para R$ 1.635, o equivalente a três salários mínimos, e o aumento de benefícios como o vale-alimentação, além da correção de distorções.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles