sexta-feira, 3 de junho de 2011

Como a Globo pode dar 32 de Ibope com todos os televisores desligados?


Esta situação, cínica, descarada, foi mais do que suficiente para que eu caracterizasse o falso índice de audiência do Ibope da Globo como “Ibope Fahrenheit”, pois 32 não só é o índice da Globo com todos os televisores desligados como 32 é o índice de correção e atualização entre os graus Celsius e Fahrenheit.

Mas para demonstrar que a situação do Ibope em relação à Rede Globo é muito além da parceria, vejamos duas outras situações que comprometem o Ibope na aferição dos índices de audiência. E as duas envolvem um personagem absolutamente insuspeito pelas circunstâncias de seu relacionamento com a Globo, com o Ibope e com revistas de grande circulação. Trata-se do conhecido multimídia Carlos Imperial que sem esconder nada da grande imprensa relatou o episódio da criação da Globo, onde após a televisão ter sido criada durante a ditadura militar foi manifestada a necessidade de se criar também um instituto de pesquisa, pois a televisão vive de anúncio e os anúncios chegam aos caixas das televisões em função dos índices de audiência aferidos pelos institutos de pesquisa. E segundo o testemunho de Carlos Imperial o Ibope foi este instituto de pesquisa criado essencialmente com a finalidade específica de ajudar e direcionar os índices de audiência favoráveis à Globo.

A segunda e mais polêmica das declarações de Carlos Imperial é mais terrível ainda: “É fácil subornar o Ibope. Eu mesmo já comprei o Ibope várias vezes” (Ressalte-se que entre outras coisas Carlos Imperial foi Diretor da Rede Globo e da conhecida revista “Amiga”, e mesmo tendo feito esta declaração numa revista de grande circulação jamais foi contestado ou desmentido – até porque Imperial sabia muito e conhecia como ninguém os meandros e subterrâneos dos negócios de televisão. Era uma testemunha viva.)

Outro que não poupa o Ibope em hipótese alguma, e nunca poupou, a respeito da imprecisão do aferimento dos índices de pesquisa é o conhecido jornalista Sebastião Nery, que em todas as eleições mostra com dados concretos, números precisos, como até (e principalmente, atualmente) nas eleições o Ibope influencia e direciona votos para candidatos “A” ou “B”, conforme o interesse de quem banca a pesquisa.

Ressalte-se que como a Globo sempre teve intimidade com a interferência das apurações de eleições e esteve diretamente ligada à mais famosa das fraudes eleitorais, que foi o escândalo “Globo-Proconsult” (no caso da tentativa de impedir a eleição de Leonel Brizola no Rio de Janeiro), assim como interferiu diretamente no caso da eleição Lula-Collor, favorecendo desavergonhadamente na edição do debate em favor do candidato collorido, depois transformado em presidente, nada mais natural que a associação Globo-Ibope, em relação às eleições havidas no Brasil, sejam em quais níveis forem, seja a associação mais perniciosa do mundo.

O leitor poderá até duvidar de algumas das questões aqui abordadas ou de outras envolvendo a associação Globo-Ibope. Por este motivo, em profundo respeito à liberdade de crença de cada um, manifesto meu irrestrito respeito a aqueles que acreditam em coelhinho da páscoa, em Papai Noel, na Globo e no Ibope. (TVTelevisão)

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