sábado, 5 de março de 2011

Kadafi perde último reduto petrolífero

As forças rebeldes consolidaram ontem seu controle sobre a indústria petrolífera da Líbia, com a tomada do último complexo petroquímico que ainda estava nas mãos do regime de Muamar Kadafi - o da cidade de Ras Lanuf, 380 km a oeste de Benghazi. Moradores da cidade de apenas 4 mil habitantes na costa do Mediterrâneo confirmaram ao Estado ontem à noite que ela estava sob controle rebelde.

Situada 800 km a leste da capital, Trípoli, Ras Lanuf era até quinta-feira a linha divisória dos territórios sob controle do governo, a oeste, e dos rebeldes, a leste. Ela é estratégica por causa da Ras Lanuf Oil & Gas Company, refinaria que produz etileno e polietileno, e também por causa de seu porto, que exporta petróleo.

Há também duas pistas de pouso na região, uma em Ras Lanuf e outra em Sidra, a 20 km de distância. As outras duas cidades com instalações petrolíferas controladas pelos rebeldes são Zwayttinah, 140 km a oeste de Benghazi, e Brega, a 230 km do principal reduto oposicionista.Os campos de petróleo ficam no sul da Líbia, no Deserto do Saara, e lá a situação é pouco conhecida. De qualquer maneira, a produção de petróleo, assim como toda a atividade econômica da Líbia, está paralisada por causa da revolta.

Com a queda de Ras Lanuf, a cidade mais importante controlada pelo governo a leste passa a ser o Porto de Sirt, a cerca de 700 km de Trípoli, reduto da tribo de Kadafi e terra natal do ditador.

Enquanto os rebeldes ampliam seu domínio sobre o leste, as forças leais ao governo tentam consolidar posições no oeste. Ontem, Kadafi lançou uma nova ofensiva contra a cidade de Zawiyah, cerca de 50 km a oeste de Trípoli. Segundo a rede de TV Al-Jazira, 30 pessoas morreram nos combates.

Autoridades do governo líbio disseram à rede de TV árabe que Zawiyah tinha sido "reconquistada". A televisão estatal de Trípoli também noticiou que a cidade voltara ao controle do governo.

Mas a informação não foi confirmada por moradores, que relatam intensos combates na região central de Zawiyah.

Reforços. Centenas de combatentes civis e soldados do Exército rebelde concentram-se em Brega, para defender a cidade contra eventual nova tentativa de tomada pelas forças leais a Kadafi.(AE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles