sábado, 5 de março de 2011

Blocos e shows marcam Carnaval 2011 em Londrina; Veja a programação completa


O Carnaval em Londrina neste ano deixa o autódromo para ganhar ruas, avenidas e praças. A intenção é atrair famílias com uma programação que inclui atividades lúdicas e matinês. Os foliões que estarão na cidade durante o feriado, de sábado até terça-feira, terão uma programação extensa e variada, com pelo menos quatro projetos patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) sendo realizados.

A organização da festa foi transferida para grupos que se inscreveram nos editais do Promic. “A Secretaria de Cultura não trabalha diretamente o Carnaval. A organização é através do incentivo de projetos”, explica a diretora de incentivo à cultura, Solange Batigliana.

Neste ano, os projetos apresentados pela Liga das Escolas de Samba não foram aprovados pelo município, que destinou a verba a outras atrações. O motivo da recusa foi a suspeita de irregularidade na reserva do autódromo, já que o documento teria sido falsificado.

Ao todo, quatro projetos receberam o aval do Promic, e vão receber, na totalidade, R$ 250 mil. O maior deles, com quase R$ 159 mil, será o Carnaval 2011, a ser realizado no sábado às 20 horas e na segunda-feira às 17 horas. Duas bandas – Quem Dera? e Showbizz – vão comandar a festa na Avenida Henrique Mansano, zona norte.

Haverá ainda, entre sábado e terça-feira, sempre a partir das 16 horas, o Carnaval na Praça. Cada dia uma praça receberá atividades lúdicas, com brincadeiras, além de bandas. O trabalho será feito envolvendo as comunidades no entorno que já estão acostumadas a receber atividades do programa Biblioteca Viva. São as praças nos jardins São Francisco, Santiago e Pindorama e no Conjunto João Paz.

Dois grupos se apresentarão em matinês no carnaval de Londrina: o Bloco Bafo Quente e o projeto Tem Criança no Samba (ambos aprovados pelo Promic). Sábado, a partir das 11 horas, o grupo Tem Criança no Samba se apresenta no Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640) e domingo, a partir das 16 horas, na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Mar Del Plata, 93). “Todo o repertório é permeado por brincadeiras em que a família inteira pode participar”, conta a cantora Rakelly Calliari.

O Bloco Bafo Quente se apresenta de sábado a terça, sempre às 18 horas, na Avenida Saul Elkind, no Zerão, na Concha Acústica e na Praça Nishinomiya, respectivamente.

Entre os clubes, só haverá folia a Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML). “O carnaval nos clubes ficou vazio e nós tentamos manter a tradição e uma opção para quem não viaja”, explica a gerente administrativa do clube, Rosely Ramos. Haverá duas noites de baile – sábado e segunda-feira, sempre a partir das 22h30 – com a banda Cobra e Coral, que vai tocar todos os ritmos.

Saron
Os católicos que quiserem fugir da folia “mundana” terão uma alternativa para pular o carnaval. O Saron, realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) terá duas tardes de oração e louvor, com missa, seguidos de baile, com bandas católicas de Londrina. O Saron acontece na Paróquia Sagrados Corações (Avenida JK com Rua Mato Grosso).

Bebida alcoólica é vetada
Cerca de 7 mil londrinenses devem participar da festa de carnaval na Avenida Henrique Mansano, zona norte, no próximo sábado e na segunda-feira, dia 7. Durante a folia, a comercialização de bebidas alcoólicas será proibida. A decisão é da Vara da Infância e Juventude. A proibição se aplica às barracas que serão instaladas pela organização do evento na rotatória da avenida, e aos ambulantes. A fiscalização ficará a cargo da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e terá reforço da Guarda Municipal. Em caso de desrespeito à proibição, a CMTU informou que o produto será apreendido e o comerciante multado. A restrição não se aplica àqueles que quiserem levar bebidas de casa.

O capitão Marcelo Westley, da 4ª Companhia Independente, não descartou a possibilidade da restrição das bebidas alcoólicas ser estendida a bares e restaurantes próximos ao local da festa na zona norte. Segundo ele, representantes da Secretaria de Cultura fariam uma consulta com um juiz para esclarecer a questão. Aproximadamente 140 policiais militares farão a segurança nos dois dias de shows na Avenida Henrique Mansano.


Confira a programação:

Sem escolas de samba, Carnaval de Londrina vai para ruas e praçasComércio, bancos e serviço público funcionam hoje e só voltam na quarta-feiraFeriado prolongado será de céu nublado e com chuvas isoladas em Londrina.


Sábado (5)

10h às 13h – Tem Criança no Samba – no Museu de Arte de Londrina, Rua Sergipe, próximo ao Terminal Central

16h – Carnaval na Praça – na Praça São Francisco, na Rua Antimônio, zona oeste;

18h – Bloco Bafo Quente – no pátio do Centro Cultural da Zona Norte, na Avenida Saul Elkind;

20h – Show com o Grupo Quem Dera? e Banda Showbizz, na rotatória da Avenida Henrique Mansano, próximo ao Estádio do Café, zona norte;

22h30 - Baile na Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), com a banda Cobra Coral.

Domingo (6)

16h – Carnaval na Praça – na Praça da Vila Industrial, na Rua Blasi Pascoal em frente a Escola João XXIII, zona oeste

16h – Tem Criança no Samba – na Vila Cultural Alma Brasil; área central

18h – Bloco Bafo Quente – no Anfiteatro do Zerão, área central;

Segunda (7)

16h – Carnaval na Praça – na Praça do Jardim Pindorama, zona leste;

17h – Show com o Grupo Quem Dera? e Banda Showbizz, na rotatória da Avenida Henrique Mansano, próximo ao Estádio do Café, zona norte;

18h – Bloco Bafo Quente – na Concha Acústica, área central;

22h30 - Baile na Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), com a banda Cobra Coral.

Terça (8)

16h – Carnaval na Praça – na Praça do Conjunto João Paz, zona norte;

18h30 – Bloco Bafo Quente – na Praça Nishinomiya, próximo ao Aeroporto de Londrina, zona leste

1 comentários :

Anônimo disse...

Que lindo prefeito... corpinho perfeito aquela mina tem do ladinho direito... ui prefeitão senta no colo...

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles