terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Colecionadores compram tanques de guerra britânicos


Com os cortes de 8% nos próximos quatro anos no orçamento de defesa do Reino Unido, cada vez mais equipamentos militares estão sendo vendidos para colecionadores particulares.

Shaun Mitchell é um deles e restaura em casa, antigos veículos militares.

Atualmente, ele tem quatro veículos, entre eles, um tanque de reconhecimento Sabre de 1972, um dos mais rápidos já usados pelo exército britânico. O potente motor da Jaguar faz cerca de 1,4 km por litro, e custou 20 mil libras --cerca de R$ 54 mil.

Clique aqui para ver o vídeo

Em geral, os veículos descartados pelo Estado são vendidos para o exterior, mas quando não há interesse, acabam com compradores domésticos.

Os clientes são colecionadores particulares e empresas de diversão corporativa. Segundo um comerciante, a procura vem subindo.

Surpreendentemente, entre os itens vendidos pelo ministério da Defesa, há até veículos novos. Recentemente, a decisão de se livrar de toda a frota de caças Harrier causou polêmica.

Hoje é possível entrar em leilões para comprar um modelo 1971 do jato pelo preço inicial de 70 mil libras. Isso, apesar de a aeronave não voar mais.

Desde 1993, o ministério da Defesa britânico já recuperou 900 milhões de libras com a venda de equipamentos obsoletos: de caças e blindados a garrafas d'água.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles