O vasto potencial brasileiro de energias renováveis poderia colocar o país na dianteira na corrida por uma economia de baixo carbono, mas o país vem desperdiçando a oportunidade de explorar suas fontes de energia limpa, fator-chave para o desenvolvimento de um país em tempos de alterações climáticas.
Esta é a opinião de vários especialistas ouvidos pela BBC Brasil. Eles apontam o mau aproveitamento do potencial hidrelétrico do país e o desvio do foco nas energias “verdes”, como o etanol, provocado pela euforia com a descoberta das jazidas de petróleo da camada pré-sal.
O grande potencial eólico
A participação da energia eólica, por exemplo, na matriz energética nacional é de apenas 0,2%, mesmo com o crescimento de 5% em 2009. Essa fonte de energia tem potencial para gerar até três vezes mais do que o Brasil necessita.
“Ninguém tem dúvidas de que as energias renováveis vão dominar no futuro. É um processo muito demorado, mas irreversível”, alerta o economista e engenheiro Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Pré-sal desvia foco das energias ‘verdes’


0 comentários :
Postar um comentário