quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Servidores não aceitam pagar conta da ParanaPrevidência

SindiSáude


O governador Orlando Pessuti afirmou que pretende enviar à Assembleia Legislativa uma proposta de reforma da Paranaprevidência. O anúncio veio após a divulgação da auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado, que revelou um rombo de R$ 3,2 bilhões no fundo previdenciário.

E, pelo andar da carruagem, o governo quer empurrar a conta para o funcionalismo público. Rumores dão conta de que poderia haver aumento da contribuição dos servidores da ativa e a volta da cobrança do desconto previdenciário para os aposentados. Ou seja, quando há uma dívida, o governo que pagar com o nosso dinheiro.

Este cenário é inadmissível. Há tempos, o SindSaúde e o Fórum das Entidades Sindicais defendem uma ampla auditoria na Paranaprevidência. O problema atual não é novidade. Desde 19998, quando a Paranaprevidência foi criada, os sindicatos já questionavam a natureza da entidade, que surgiu como serviço social autônomo. O posicionamento do SindSaúde é que fosse criada uma autarquia. Outra crítica diz respeito aos conselhos de administração e fiscal, que deveria ser efetivamente paritário. Hoje, o governador nomeia 80% dos componentes dos conselhos. Além disso, a falta de transparência na entidade torna impossível saber a situação do dinheiro das contribuições.

Nós não vamos aceitar pagar essa conta. Qualquer proposta que onere o custo para os servidores não será aceita pelo SindSaúde. Os recursos recolhidos para a previdência já foram desviados em outros tempos, por outros governos. E os verdadeiros responsáveis pelos desvios nunca foram punidos.

Mais uma vez, o sindicato convoca a brava gente da saúde a acompanhar de perto esta questão, que é uma das pautas mais importantes dos servidores públicos. O momento requer atenção e mobilização.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles