segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PF procura corpos de vítimas da ditadura

Desaparecidos políticos

Folha.com

Após mais de 25 anos do fim da ditadura militar, parece que finalmente alguma coisa será feita para corrigir os erros que ocorreram naquele período (1964-1985). A Polícia Federal iniciou um trabalho de busca e identificação de corpos de desaparecidos políticos vítimas da ditadura militar (1964-1985) na cidade de São Paulo. Em outubro, seis ossadas foram exumadas no cemitério de Perus (zona norte da capital) e hoje a PF começa uma varredura no cemitério de Vila Formosa (zona leste).

Ainda estão previstos trabalhos no cemitério de Parelheiros (zona sul) e a análise de cerca de mil ossadas retiradas em 1990 da vala clandestina de Perus, que atualmente estão no cemitério do Araçá (zona oeste).

Segundo Jeferson Evangelista Corrêa, chefe de medicina forense do INC (Instituto Nacional de Criminalística) da PF, as atividades “não têm objetivo investigativo, mas sim pericial técnico”.

Os restos mortais retirados em Perus estão sendo verificados no IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo e no INC, em Brasília, onde estão sendo feitos exames de DNA.

O objetivo principal é encontrar os corpos dos militantes de esquerda Luiz Hirata, da AP (Ação Popular), e Aylton Adalberto Mortati, da Molipo (Movimento de Libertação Popular), desaparecidos desde 1971.

Em novembro de 2009, a Procuradoria apresentou à Justiça uma ação civil pública pedindo que a União fosse obrigada a fornecer recursos humanos e materiais para a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos realizar seus trabalhos.

Em fevereiro deste ano, a Justiça Federal concedeu uma medida liminar no processo, atendendo ao Ministério Público. A decisão foi cassada em abril pelo TRF (Tribunal Regional Federal), e a ação civil continuou.

Em julho foi assinado um convênio entre a comissão especial, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Ministério da Justiça e a PF para viabilizar as apurações.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles