segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Luciano Ducci falará sobre desenvolvimento sustentável em Fórum Internacional na Itália

O prefeito Luciano Ducci fará palestra no Fórum Internacional sobre Patrimônio Cultural e Paisagem Urbana, na quinta-feira (18), em Florença, na Itália. O prefeito de Curitiba foi convidado pela instituição italiana The European House – Ambrosetti, organizadora do fórum.

Luciano Ducci descreverá a experiência de Curitiba como cidade sustentável, destacando que o investimento em paisagem urbana e meio ambiente pode trazer vantagens econômicas e desenvolvimento para a cidade. "A sustentabilidade é somente uma ideia até que seja colocada em prática e adotada pela população. Para isso, são necessárias ações. Por isso, Curitiba busca soluções inovadoras e criativas, financeiramente viáveis e, principalmente, que envolvam a comunidade", afirma Luciano Ducci.

O fórum terá participação de autoridades e especialistas de vários países, como os ministros da Cultura da Itália, da Bulgária, da Hungria e do Bahrain; dos prefeitos de Barcelona, Boston e de Florença; de diretores de museus importantes, como o Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu do Patrimônio da Rússia, Museu de Antiguidades do Cairo, e Museu Metropolitano de Nova York.

Luciano Ducci falará também do programa de Biodiversidade Urbana – Biocidade, lançado em 2007. "O Biocidade foi o passo além na história do planejamento urbano e ambiental da cidade, e veio para aperfeiçoar as boas práticas ambientais e urbanas consolidadas em Curitiba", diz o prefeito.

Entre as ações do Biocidade está o incentivo e orientação aos proprietários de fragmentos florestais nativos, inclusive com a isenção de impostos, para que preservem estas áreas. O programa prevê ainda a remoção de espécies vegetais exóticas invasoras de dentro dos parques e bosques, substituindo com o plantio de espécies nativas regionais como uma forma de manter a biodiversidade local.

A Linha Verde é outro tema de destaque na palestra do prefeito. Pela Linha Verde circulam ônibus movidos 100% a biocombustível, e a via tem espécies nativas no paisagismo de seus canteiros, e uma ciclovia ao longo de seus quase 10 quilômetros.

Luciano Ducci destacará ainda que Curitiba foi a primeira cidade da América Latina a utilizar ônibus movidos somente a biocombustível, sem a mistura de diesel. Os primeiros veículos começaram a circular em agosto do ano passado, e, até 2012, pelo menos 10% da frota do transporte coletivo da cidade deverão ser de veículos movidos 100% a biocombustível.

Da Itália, o prefeito seguirá para a Cidade do México, capital mexicana, onde participará no domingo (21) da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre Mudanças Climáticas, bem como da apresentação do Green Index Latin America (Índice Verde América Latina), um levantamento feito pela revista The Economist sobre a sustentabilidade em cidades da América Latina. Curitiba foi incluída no estudo. Luciano Ducci retorna a Curitiba no domingo. O vice-presidente da Câmara, vereador Tito Zeglin, será o prefeito em exercício.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles