domingo, 7 de novembro de 2010

CNI defende 'medidas mais duras' para conter real

AE

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, afirmou hoje que o governo deveria adotar "medidas mais duras" para coibir a valorização do câmbio, que chegou a bater hoje em R$ 1,67. "A quarentena é uma alternativa a ser aliada à questão tributária (IOF) e as propostas que possam ser aplicadas e que não atinjam a OMC e acordos internacionais", destacou. "O que acontece é que a situação está se agravando. O câmbio está se apreciando e medidas internacionais que estão sendo tomadas por outros países vão agravar ainda mais a questão do câmbio", ressaltou. Ele se referiu inclusive à decisão do Fed de injetar US$ 600 bilhões na economia norte-americana, o que, para ele, deve ampliar o fluxo de capitais especulativos para o Brasil no curto prazo.

Andrade citou que as medidas que o governo deveria implementar devem ter como foco principal os capitais especulativos que ingressam no País com o objetivo de aproveitar o diferencial de juros. A taxa real no Brasil está próxima a 5,70%, enquanto é negativa nos EUA, no Japão, na zona do euro e na Inglaterra. "O investidor estrangeiro toma hoje recursos no mercado norte-americano a praticamente 0% e aplica aqui a 10%, 11%, 12% ao ano, fora o ganho que ele tem com a apreciação do real", destacou. "Nós podemos tributar a entrada destes recursos de tal maneira que esse ganho seja reduzido, ou podemos criar quarentenas. Tem formas de fazer e o governo tem mecanismos para fazer", disse.

Segundo o presidente da CNI, é correta a decisão do governo de elevar para 6% o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos investimentos estrangeiros em renda fixa, mas a medida não resolve o problema da valorização do câmbio. "O investidor brasileiro paga imposto de renda (para aplicação em renda fixa). Por que o capital estrangeiro não pode pagar imposto de renda?", questionou. "A situação requer medidas mais duras, mais drásticas", disse.

Ele ressaltou que tal tributação poderia ser revogada quando a situação do câmbio ficasse mais favorável para a economia nacional. Ele afirmou que o País precisa ter mecanismos de defesa comercial, da economia e do emprego. "O Brasil tem uma economia forte, um mercado interno muito aquecido, muito bom. A indústria brasileira tem também que pensar no longo prazo, no mercado que está lá fora", disse.

"Nós estamos com reservas cambiais, como disse a presidente eleita, suficientes para enfrentar dificuldades que eventualmente o País possa ter. Se nós estamos nessa situação confortável, vamos usá-la para proteger a nossa economia", disse. Na avaliação de Andrade, são bem vindos os investimentos de longo prazo que vem para o País para ampliar a capacidade produtiva nacional. "Mas nós podemos determinar que o investimento estrangeiro no Brasil tenha também uma conotação de exportação, não (só) com o olho no mercado interno, mas com uma visão de mercado mundial. Tem que assumir um compromisso de exportação", destacou.

Para o presidente da CNI, um problema derivado da valorização cambial no Brasil é o avanço das importações e a queda das exportações de manufaturados. "Esse problema vai criar lá na frente uma desindustrialização, um problema com o emprego, com o setor de tecnologia e com produtividade de todos os setores (produtivos)", frisou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles