quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Osmar foge do debate no Sudoeste. O debate foi promovido pela Rede Celinauta, que reúne TVs e rádios da região

Osmar Dias e Avanilson Araújo não compareceram ao debate, transmitido pela TV Sudoeste, pela rádio Movimento FM e Rádio Celinauta AM e pelo pool de rádios formado pelas rádios Voz do Sudoeste, de Coronel Vivida; Onda Sul, Francisco Beltrão; Clube AM, de Palmas; Capanema AM, de Capanema; Menina FM, de Pranchita; Aquarela FM, de Realeza; e Difusora América, de Chopinzinho. “Quem não compareceu ao debate não deve estar preocupado com a região Sudoeste. É uma falta de respeito a todos os paranaenses que vivem e trabalham na região”, afirmou Beto. (A foto mostra a cadeira vazia de Osmar Dias).


Beto anunciou que vai melhorar os serviços estaduais no Sudoeste com a instalação de uma REDE (Região de Desenvolvimento), que funcionará em Pato Branco e Francisco Beltrão. Na área de saúde, serão criados pólos de atendimentos, em Francisco Beltrão e Pato Branco, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE). “Vou equipar e contratar mais médicos para os hospitais regionais, para que possam atender as pessoas e não ficar abandonados como o Hospital Walter Pecoits, de Francisco Beltrão”, disse Beto.

Outra área que recebera mais investimento é a segurança. Beto vai fortalecer as subdivisões da polícia de Pato Branco e Francisco Beltrão, com a contratação de mais policiais. Também serão construídos módulos policiais Francisco Beltrão e Pato Branco. “Vamos contratar mais policiais para reforçar a segurança e abrir guerra ao tráfico de crack no Paraná”, disse.

Beto também vai trabalhar para fortalecer as micro e pequenas empresas da região e atrair novos investimentos para o setor do agronegócio nos 42 municípios do Sudoeste. Será fortalecido o pólo tecnológico de Pato Branco e criados tecnoparques em municípios vizinhos, atraindo empresas de base tecnológicas.

Beto propõe uma compensação tributária para a região Sudoeste, por ser uma região geradora de energia elétrica no Paraná. Também enfatizou que vai estudar os pedidos de criação de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), cujas autorizações foram barradas pelo atual governo. “É possível conciliar desenvolvimento com proteção ambiental. Vamos ampliar o potencial energético da região para atrair mais empresas para o Sudoeste”, afirmou Beto.

PROPOSTAS DE BETO RICHA PARA AGROPECUÁRIA DO SUDOESTE

•Investir na proteção de nascentes, construção de açudes e de cisternas. Instalação de sistemas tubulares profundos para abastecimento comunitário de água de qualidade para as famílias do campo e para as criações de frangos e suínos.

•Apoio direto do Governo do Estado para melhorar e qualificar a produção de leite: melhoria de pastagens, fornecimento de material genético (para a prática da Inseminação Artificial – IA), garantia de acesso a equipamentos (ordenhadeiras, resfriadores e equipamentos agrícolas para as patrulhas rurais) com financiamentos integralmente avalizados pelo Fundo de AVAL.


•Fornecimento subsidiado de insumos agrícolas para correção de solo, bem como das análises laboratoriais de solos.

•Celebração de parceria entre EMBRAPA, IAPAR e as Universidades para a ampliação do esforço em pesquisa para a solução de problemas específicos do Sudoeste, seja da agricultura, pecuária e agroindústrias de pequeno porte.

•Apoio à construção, ampliação ou reforma de casa. Financiamentos com prazo e taxas compatíveis com o fluxo de renda na propriedade rural.

•Apoio direto do Governo do Estado para a organização da produção e da comercialização de hortifrutigranjeiros. Capacitação dos produtores, assistência técnica especializada e instalação de uma unidade do CEASA- PR. Ampliação das aquisições da produção da agricultura e da agroindústria familiar para merenda escolar e programas de segurança alimentar.

•Adoção de todas as medidas necessárias para a erradicação da febre aftosa. Instalação do Instituto Paranaense de Defesa Agropecuária. Fortalecimento do CONESA, FUNDEPEC, CSA e CMDR.

•Apoio à capacitação profissional do jovem rural, com fornecimento de auxílio financeiro mensal, celebração de parceria entre Governo do Estado, Universidades, SENAR, SESCOP, EMATER, CFR, e SEBRAE para oferta de cursos adequados à realidade rural.

•Apoio à inclusão digital rural, facilitando o acesso a Internet por satélite ou cabo. Apoio à aquisição de equipamentos de informática.

•Apoio direto do Governo do Estado para o reflorestamento de pequenas áreas improdutivas nas propriedades rurais, melhorando o meio ambiente e viabilizando renda para o futuro.

•Destinação de recursos suficientes para garantir aval a todos os investimentos da agricultura familiar financiados pelo PRONAF. Ampliação gradativa dos recursos para a subvenção do premio de seguro rural.

•Manutenção e aperfeiçoamento de todos os programas atualmente desenvolvidos pelo Estado como Leite das Crianças, Luz Fraterna, Tarifa Social da Agua, Trator Solidário, Irrigação Noturna. Ampliação do horário da tarifa noturna de energia rural, das 19h às 6h do dia seguinte.

•Reorganização das estruturas públicas de assistência técnica e extensão rural, viabilizando apoio qualificado aos agricultores, fornecimento de assistência técnica especializada aos principais setores produtivos de interesse dos agricultores do Sudoeste. Ampliação do quadro de técnicos do IAPAR e da EMATER.

•Aperfeiçoamento do mecanismo de transferência de créditos de ICMS incidente sobre os insumos e investimentos agrícolas, permitindo que seja efetuado a qualquer contribuinte e não apenas ao comprador do produto agrícola.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles