domingo, 26 de setembro de 2010

Ducci e Beto comemoram: Curitiba é a capital com o melhor índice de desenvolvimento


Curitiba é a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento social, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). Curitiba obteve no estudo índice de 0,8687, que é considerado um alto índice de desenvolvimento.

"É um resultado que nos dá muito orgulho. Dividimos esta conquista com toda a população da cidade", disse o prefeito Luciano Ducci. "Também é um reconhecimento ao excelente trabalho oferecido pelos servidores municipais."

O IFDM é um indicador social parecido com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IFDM vai de 0 a 1, e quanto mais próximo de um, mais evoluído. A partir de 0,8 é considerado como alto índice de desenvolvimento.

Curitiba é a capital com melhor desempenho nos IFDMs de saúde, emprego e educação, as áreas avaliadas pelo estudo. O IFDM-saúde de Curitiba foi de 0,9403. O IFDM-educação foi de 0,7684; e o IFDM renda/trabalho ficou em 0,8975.

O estudo utiliza apenas estatísticas oficiais dos ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho. Em 2008, quando o IFDM foi divulgado pela primeira vez, Curitiba também estava em primeiro lugar entre as capitais. No ano passado, Curitiba estava em terceiro, mas seus índices foram superiores aos de 2008, quando estava em primeiro. Acontece que Vitória e São Paulo tiveram avanços significativos.

"Temos grandes obras de infraestrutura em andamento, mas também estamos trabalhando bastante na área social, com avanços em saúde, educação, segurança alimentar, habitação e geração de trabalho e renda", disse Luciano Ducci. "Temos um equilíbrio nos investimentos em todas as áreas, para diminuir as desigualdades sociais".

SAÚDE: Desde 2005, a Prefeitura fez 63 obras de saúde. Outro destaque no período é a redução da mortalidade infantil, que no ano passado caiu para 8,9 mortes em cada mil nascidos vivos, a menor taxa em capitais e cidades do porte de Curitiba.

Neste ano, a Prefeitura está investindo R$ 21 milhões na construção de 20 novos equipamentos para a área de saúde. As obras incluem o Hospital do Idoso, no Pinheirinho, quatro unidades de saúde nos bairros Barreirinha, Abranches, São Braz e Santa Amélia e 15 Espaços Saúde. As quatro unidades de saúde em obras vão se somar a outras 135 unidades em funcionamento na cidade.

O investimento mais significativo, de R$ 15,1 milhões, está sendo feito na obra do Hospital do Idoso, uma construção de 9,5 mil metros quadrados, nas proximidades do Terminal do Pinheirinho. O hospital terá 141 leitos, infraestrutura sofisticada e equipamentos de ponta, com capacidade para fazer 50 mil atendimentos e 10 mil internamentos por ano.

O hospital terá unidades de terapia intensiva e semi-intensiva, centro cirúrgico, pronto atendimento, enfermarias para internação, leitos de isolamento, área administrativa, cozinha, lavanderia, farmácia, auditório, capela, biblioteca, sala de estudos, lanchonete e praça externa com área de lazer.

EDUCAÇAO: O bom resultado no índice IFDM-educação confirma a liderança de Curitiba no Ideb, avaliação do Governo Federal para o ensino fundamental. Nos últimos três Idebs, Curitiba ficou em primeiro entre as capitais.

Curitiba terá até o final do ano a maior frente de obras de creches dos últimos anos. Serão 20 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com 3,5 mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos. O prefeito Luciano Ducci autorizou a construção de nove creches e 11 unidades já estão em obras.

Existem atualmente 11 creches em construção nos bairros do Sítio Cercado (duas), Alto Boqueirão, Pinheirinho, Campo Comprido, Tatuquara, Uberaba, São Miguel, CIC (duas) e Santa Cândida.

As unidades em construção estão localizadas em áreas de expansão urbana, a maior parte delas em locais onde a Cohab está investindo na urbanização de vilas ou na implantação de novos empreendimentos para atender famílias da fila ou reassentados de áreas de risco. Além da construção de novas creches, a Prefeitura também está investindo na ampliação de 11 CMEIs.

Nove CMEIs estão em processo de licitação e terão obras iniciadas nos próximos meses nos bairros Cachoeira, Pilarzinho, Cajuru, Ganchinho, Campo de Santana, Alto Boqueirão, Augusta e Sítio Cercado (duas unidades).

A Prefeitura também está construindo 3 escolas municipais, nos bairros Parolin, Bairro Alto e CIC (Moradias Corbélia).

EMPREGO: Curitiba gerou 3.151 vagas de empregos formais no mês de julho, os últimos dados disponíveis no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. O número representou o quinto maior saldo de emprego do país.

Nos primeiros sete meses do ano, o saldo do emprego em Curitiba foi de 27.914 postos de trabalho formais. Em relação a 31 de dezembro de 2009, o emprego já cresceu de 4,5%. Com o resultado de julho, Curitiba alcançou um total de 652.796 trabalhadores com carteira assinada.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles