segunda-feira, 16 de agosto de 2010

No Brasil em troca de votos a radiodifusão se transforma em altar ou palanque.


Copiando a nefasta política do Sarney, que é quem de fato governa ao lado do Lula e em seu governo liberou 958 concesões de rádioigualmente sem licitação, o governo Lula, tal qual anteriormente fez o presidente do senado enquanto era presidente da República ao negociar os cinco anos para o seu governo, para fortalecer a candidatura da Dilma, segundo uma reportagem da Folha de S.Paulo, quase triplicou o número de renovações ou novas autorizações para o funcionamento de rádios em todo o país.

Pelo que diz a Folha, que pesquisou os decretos conjuntos da Presidência e do Ministério das Comunicações, a maioria das concessões (57%) beneficiou veículos ligados a políticos ou a igrejas. No total as novas concessões são para 183 rádios comerciais ou educativas instaladas em 162 municípios. Destas 76 são ligadas a políticos. Outras 28 estão sob controle, ainda que indireto, de entidades religiosas evangélicas e católicas.

A maioria das autorizações (72,8%) é para rádios localizadas nas regiões Sul e Sudeste, onde a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) tem seu mais fraco desempenho nas pesquisas.

Do total de decretos, 74 deles foram assinados a partir de 26 de julho, já com a campanha eleitoral oficialmente em andamento. Durante todo o ano de 2009, foram 68 autorizações. Entre 2006 e 2008, foram 62.

Segundo a Folha o ministério não explicou a razão de as renovações e concessões terem se concentrado justamente em ano eleitoral, e mais especificamente em meio à campanha.

As concessões de TV são dadas por decreto do presidente, enquanto as de rádio são aprovadas pelo ministro, por portaria. As concessões de TV são por 15 anos, renováveis, e as de rádio, por 10 anos, também renováveis.

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