segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A esquerda do Partido Democrata mostra-se desiludida com o governo Obama


Economist
“Por que ‘Yes, we can’ (‘Sim, nós podemos’) não funciona mais como slogan?”, pergunta um democrata durante uma sessão de treinamento para os ativistas. “Por que não conseguimos”, responde um participante amargurado. A euforia da eleição de 2008, quand0 o Partido Democrata conseguiu a maioria na Câmara e no Senado, e Barack Obama foi eleito presidente, se desfez tão rapidamente, que os analistas agora diagnosticam nos democratas o mesmo mal que atacou os republicanos em 2008: o vazio de entusiasmo. De acordo com o instituo Gallup, apenas 28% dos democratas se disseram “entusiasmados para votar nas próximas eleições”, ao contrário de 44% do lado republicano.

O gráfico abaixo apresenta níveis de desilusão entre diferentes grupos do eleitorado norte-americano:“Não podemos negar que o eleitorado está descontente”, diz Raul Grijalva, um representante democrata do Arizona. Os líderes do partido no Congresso, no entanto, afirmam que os progressistas deveriam estar celebrando a gestão de Obama, responsável pela reforma que universalizou a saúde, uma ambição de longa data dos liberais; uma reforma financeira que aumenta a vigilância sobre os banqueiros; e o aumento de benefícios aos desempregados, contrariando opiniões de republicanos ferozes. Mas a porção mais esquerdista dos democratas não só vê falhas em todos as medidas adotadas por Obama, como lamenta a falta de progresso em outras áreas, como o controle de emissão de gases poluentes ou a reforma do sistema de imigração. Muitos acusam os líderes do partido de se preocupar mais em rebater as críticas, ao invés de cuidar de seus filiados. O assessor de imprensa da presidência, Robert Gibbs, lamentou que todos os esforços de Obama não tenham satisfeito os esquerdistas do partido pra quem, segundo Gibbs, “nada que o presidente faça será bom o suficiente”.

De acordo com o analista eleitoral Charlie Cook, o número de jovens eleitores da eleição de 2008 foi único na história recente, e dificilmente algo semelhante voltará a acontecer. Para Cook, a grande estratégia para o Partido democrata seria tentar manchar a imagem dos republicanos, algo que o partido já parece estar fazendo. Os companheiros de Obama tentam apresentar as eleições de novembro como uma escolha entre suas reformas, ainda que imperfeitas, e a política desastrosa da era Bush. Obama chegou a associar os republicanos a um motorista, que depois de jogar seu carro de um penhasco espera que alguém tire o veículo do abismo e pede as chaves de volta. Uma abordagem bem diferente do popular “Yes, we can”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles