sábado, 10 de julho de 2010

Governo completa ciclo de reciclagem em todo Estado

Jorge Augusto Callado Afonso

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR), Hoche Pulcherio, assinaram nesta sexta-feira, em Curitiba, um termo de cooperação técnica que garante investimentos de R$ 700 mil em ações ambientais em todo Estado.

Com o projeto apresentado pela ABIR – Multiplicadores ambientais e inclusão social no Estado – o Governo do Estado completa o ciclo de ações ambientais voltadas para a reciclagem em todo o Estado e também prevê capacitação de catadores de materiais recicláveis, aquisição de equipamentos e eventos educativos.

Jorge Augusto ressaltou a importância do termo assinado e a parceria firmada entre o setor público e privado que visam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. “São várias as ações ambientais como esta que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos meses que contribuem para o cumprimento da legislação ambiental vigente no Estado”, declarou.

As ações que deverão ser realizadas em vários municípios paranaenses entre os meses de julho e dezembro de 2010 cumprem a legislação ambiental no que se refere às embalagens pós-consumo.

Também está previsto no projeto a Capacitação de catadores de materiais recicláveis, objetivando qualidade de vida, cidadania, capacidade empreendedora, utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e sustentabilidade, bem como, a fim de manter o acompanhamento técnico especializado, na forma de consultoria/assessoria a cada uma das associações/cooperativas contempladas.

Para o presidente da ABIR, o projeto apresentado pelo órgão irá contribuir bastante para o meio ambiente e também para a vida das pessoas que trabalham neste setor. “Pra nós é muito importante a parceria firmada com o Governo do Paraná porque o Estado sempre liderou as ações ambientais. Portanto, desenvolvemos um projeto que irá atender todas as exigências ambientais e contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, apontou Hoche.

Além disso, serão realizados eventos educativos envolvendo mais de 15 mil crianças, divulgação do projeto mediante a veiculação de peças publicitárias, cartazes, folhetos de caráter educativo, informativo ou de orientação social, com o objetivo de sensibilizar a população para a separação do material reciclável para a coleta seletiva e aquisição de máquinas e equipamentos paras as associações/cooperativas.

PARCERIA - As ações de reciclagem no Estado são coordenadas pelo Programa Desperdício Zero da Sema e conta com a parceria do grupo G22 + 1 – formado por representantes dos municípios responsáveis por 85% dos resíduos gerados no Estado, a Tetra Pak, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipech), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Sindibebidas e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).

O convênio firmado com o Governo do Estado contou com a participação das seguintes empresas associadas: Chocolate Indústria de Alimentos Ltda, Sococo S/A, Primo Schincariol, Red Bull do Brasil, Alflash, Ultrapan, Brasfrigo, Sig Combibloc, Yoki Alimentos, Cia de Bebidas das Américas, Spaipa e Sucos Del Valle.

“A assinatura representa o esforço que as empresas estão desempenhando e um projeto positivo que irá contribuir para o meio ambiente”, apontou o diretor de assuntos governamentais da Coca-Cola, Victor Bicca Neto.

BALANÇO – Foram várias as reuniões que envolveram diversos setores nos últimos meses realizados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o objetivo de cobrar ações ambientais das empresas. O coordenador de Resíduos Sólidos e do Programa Desperdício Zero da Sema, Laerty Dudas, avaliou que foram mobilizados diversos representantes e que os resultados foram surpreendentes.

“Com toda a cobrança e mobilização conseguimos contemplar todo o Estado num plano de ação para o escoamento sustentável dos materiais recicláveis. Temos alguns desafios pela frente, mas estamos no caminho certo”, comenta Dudas.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles