quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Flagrantes de pichações aumentam 45% no ano em Curitiba


Até novembro deste ano, 1.025 pichadores foram flagrados pela Guarda Municipal enquanto vandalizavam muros, edifícios ou monumentos de Curitiba. O número de flagrantes é 45% maior que os 714 casos registrados ao longo do mesmo período do ano passado. De acordo com a prefeitura de Curitiba, são gastos R$ 1,3 milhão ao ano para recuperar o patrimônio danificado pelos pichadores.
A Guarda Municipal traçou um perfil dos pichadores da capital paranaense: em geral, são jovens com idades entre 15 e 18 anos, que atuam principalmente no centro da cidade. Os alvos preferenciais são muros de residências e prédios comerciais ou públicos.

Em nota divulgada pela prefeitura de Curitiba, a Guarda Municipal avalia que o aumento do número de flagrantes está relacionado à ampliação da rede de câmeras de segurança de Curitiba. O número de equipamentos saltou de 98 no ano passado para 173 neste ano.
“Eles geralmente se escondem ou fogem quando identificam a presença dos guardas. É difícil a prisão imediata, mas o auxílio das câmeras tem ajudado neste trabalho”, diz na nota o coordenador da Guarda Municipal,Sicarlos Pereira Sampaio.
Quem é flagrado cometendo o delito fica sujeito a uma multa administrativa de R$ 714,20. Os maiores de idade são encaminhados à delegacia do Meio Ambiente, onde assinam termo circunstanciado, comprometendo-se a responder pelo delito perante a Justiça. Eles ainda são impedidos de participar de qualquer concurso público durante dois anos. Os menores de 18 anos vão para a delegacia do adolescente e cumprem pena socioeducativa.
Para denunciar atos de vandalismo, incluindo pichações, o cidadão têm à disposição os canais 156, da prefeitura; 153, da Guarda Municipal; e 190, da Polícia Militar. GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles