quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A política nacional na corda bamba


A Dilma está na dela, pensando em 2014. Quando pode foge dos efeitos da crise causada pelo “mensalão”. De um lado, ela disse que não iria questionar a decisão do Supremo, o que a "deixa bem" com a opinião pública, e ao mesmo tempo vai a posse do presidente Joaquim para mostrar para a galera interna, a do "bate palma", que "não está feliz" com os membros do mesmo, como agora em Paris foi obrigada a defender a imagem do Lula, a qual a sua está casada.
No ato de desagravo contra o STF e a favor do Zé Dirceu, ocorrido aqui em Curitiba, eram poucas as pessoas que exercem cargos relevantes (ministros, deputados, vereadores, comissionados, etc.) que estiveram presentes. Aqui a ministra Gleisi, que não foi ao ato, tem assumido o discurso do "novo PT", o que claramente mostra o que o Planalto está pensando.
A cada dia fica mais longe a possibilidade do Lula querer impor a recandidatura a presidência, vários dos dirigentes do seu grupo interno estão condenados, e outros estão sendo rastreados pela PF e pela PGU. A "desgraça" para alguns não é ruim para outros, embora todos estejam na corda bamba. A merda está no ventilador, e este foi ligado.
 A PGU e o Supremo com os novos fatos surgindo envolvendo o Lula tenderão a ampliar o leque contra o partido do governo, com irão atingir também a oposição com reavivamento legal dos fatos que envolvem o “mensalão mineiro. O processo de desgaste de imagem ocorre a médio prazo, e a situação e a oposição sabem muito bem disto. Com o "mensalão" permanecendo em pauta os outros escândalos, que cedo ou tarde irão voltar a agenda política principal, ficam na mídia em segundo plano.
Se existe o jogo externo para desacreditar o PT, como por parte deste ações contra a imagem da oposição, internamente nos partidos existem as guerras intestinas pelo controle dos mesmos, e estas são mais duras do que as contra o inimigo externo. O “fogo amigo” consegue ser ainda mais devastador.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles