quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Eleições 2012: Gustavo Fruet e Ratinho Junior debatem com universitários

Vida na Universidade - Papo Universitário


Tanto Fruet quanto Ratinho Junior destacaram a necessidade de repensar o planejamento urbano da cidade como forma de desafogar o trânsito
Problemas com transporte, obras da Copa do Mundo, eventos culturais e transparência na gestão foram os principais temas debatidos na noite desta quarta-feira (10) do Papo Universitário – Eleições 2012, que reuniu os dois candidatos à prefeitura de Curitiba, Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT).

Com a mediação do colunista Luigi Poniwass e participação dos jornalistas Rogério Galindo, do Blog Caixa Zero, e Cristiano Castilho, editor do Gaz+, Fruet e Ratinho Junior responderam perguntas enviadas pelos internautas, pelo público presente no evento e pelos jornalistas da Gazeta do Povo. O evento não teve embate direto entre os dois concorrentes.

Tanto Fruet quanto Ratinho Junior destacaram a necessidade de repensar o planejamento urbano da cidade como forma de desafogar o trânsito. O candidato do PSC defende a criação de um Veículo Leve sobre Pneus (VLP) como forma mais barata e ecológica para complementar o transporte coletivo, enquanto Fruet pretende desconcentrar a cidade e construir ciclofaixas para o incentivo ao uso da bicicleta, além aumentar o número de ônibus e ampliar terminais.

Outras obras de infraestrutura – em especial a da Arena da Baixada – também entraram em debate. Ratinho disse ser contra o recebimento de dinheiro público pela iniciativa privada e Fruet defendeu a necessidade de uma discussão sobre o assunto para que o processo seja feito com transparência

Jovem na política e eventos culturais

“O jovem pode estar desinteressado da política institucional, mas está ligado nos movimentos sociais”, disse Fruet, que defendeu a participação incisiva de grupos organizados na gestão, além de incentivo a eventos culturais.
Questionado sobre realização de eventos na cidade, Ratinho afirmou ter planos de construção de uma “arena multiuso, que sirva para realização de eventos esportivos, culturais e de negócios”.
Transparência na gestão
Os candidatos a prefeito foram questionados pelo público também sobre orçamento participativo e transparência. Ratinho defendeu que a prefeitura tenha uma parcela do orçamento reservada a demandas feitas diretamente pela população e Fruet afirmou ser possível governar com transparência nas contas públicas e participação ativa dos cidadãos. (GP)





0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles