sábado, 1 de setembro de 2012

Com um bilhete Dilma puxa a orelha de ministras

Divulgado pela imprensa na última quarta-feira, 29, o acordo entre o relator do Código Florestal, deputado Luiz Henrique (PMDB-SC), e a bancada ruralista, fez com que a presidente Dilma Rousseff questionasse as ministras do Meio Ambiente e Relações Institucionais sobre o caso. A cobrança com relação a medida provisória do Código Florestal foi escrita em um bilhete e flagrado por fotógrafos. 

"Por que os jornais estão dizendo que houve um acordo ontem no Congresso sobre o Código Florestal e eu não sei de nada?", reclamou a presidente durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico realizada na tarde dessa quinta-feira, 30. A cobrança de Dilma, entretanto, não ficou apenas no Executivo, pois o bilhete foi registrado por Beto Barata (Agência Estado) e Andre Borges (Folhapress).

 Entregue primeiro a Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a resposta da ministra também ficou registrada nas imagens feitas pelas repórteres fotográficos. "Não houve acordo com o Congresso e o governo. A posição do governo era de defesa da MP com foco especial na escadinha. O relatório votado manteve a escadinha", explicou Ideli. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) também respondeu o bilhete, mas não há registros.

Na ocasião, Dilma disse, em menção ao que os jornais noticiaram sobre o código, que o "governo não assume responsabilidade por negociações que não foram feitas com a presença dele". 

Ideli disse por meio de nota oficial que a aprovação "não teve aval ou concordância do Governo Federal". Pelo texto, o artigo passa a estabelecer que as Áreas de Proteção Permanente (APPs) à beira dos cursos de rios de até 10 metros de largura deverão ter 15 metros de proteção para as propriedades com área de quatro a 15 módulos fiscais.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles