quarta-feira, 25 de julho de 2012

Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande é o maior dos últimos três anos


Um incêndio que já atingiu 2 mil hectares (20 quilômetros quadrados) do Parque Nacional de Ilha Grande, em Altônia (a 244 quilômetros de Maringá), no Noroeste do Paraná, já é considerado o maior registrado na região nos últimos três anos segundo a chefia do local. O fogo começou a se alastrar no último sábado (21).
De acordo com o chefe do Parque NacionalRomano Pulzato Neto, as chamas já alcançaram a vegetação no extremo sul do parque, localizado em Guaíra (275 quilômetros de Maringá).
“Tentamos extinguir o fogo ainda no sábado (21), quando era menor, mas o incêndio atingiu uma área alagada e o fogo correu por cima da vegetação nativa”, explicou Pulzato Neto. Segundo ele, as áreas alagadas não são acessíveis e “por isso ficou impossível o combate ao incêndio”. A Ilha Grande é considerada a maior do parque.
Estratégias
A estratégia do parque para combater o fogo foi a criação de um aceiro, uma faixa onde parte da vegetação é derrubada para a criação de um espaço vazio, impedindo a propagação de incêndios.
O chefe do parque, acredita que as chamas devem chegar nesta área na quinta-feira (26). “Até chegar ao aceiro o fogo vai atingir de 3 mil a 4 mil hectares”, analisou Pulzato Neto. Segundo ele, antes disso a brigada do fogo não conseguirá agir.
A previsão do tempo para a região de Altônia indica possibilidade de chuva entre quarta (25) e quinta-feira (26). O clima é considerado aliado dos brigadistas porque pode servir para apagar o incêndio. “A chuva seria nossa salvação para diminuir os estragos”, disse o chefe do parque.
Motivo do incêndio
A direção do Parque Nacional ainda não sabe como o fogo começou. Segundo o coordenador de emergências ambientais do Instituto Chico Mendes (ICM), Christian Berlinck, a causa dificilmente é natural.
“Cerca de 99% dos incêndios que atendemos em todo o Brasil são criminosos”, declarou Berlinck. O instituto só considera causas naturais os incêndios ocasionados por raios. “Naquela área [Altônia] temos poucas incidências de raios.” (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles