quarta-feira, 2 de maio de 2012

Trabalhadores de Belo Monte não voltaram às atividades

Os trabalhadores da usina hidrelétrica Belo Monte não retornaram às atividades nesta quarta-feira (2), conforme determinava a Justiça, informou o Consórcio Construtor Belo Monte.

Na semana passada, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região suspendeu os efeitos de uma liminar que declarava a greve dos trabalhadores como ilegal e determinava o retorno às atividades.

A liminar teve os efeitos suspensos até a véspera e, se os trabalhadores não retomarem as atividades nesta quarta-feira, estão sujeitos à multa de 200 mil reais por dia com efeito retroativo aos dias parados.

O primeiro turno dos trabalhadores deveria ter entrado nos canteiros às 7h30, segundo o consórcio construtor, o que não ocorreu. O próximo turno deve começar a jornada a partir das 17h30.

Atualmente, cerca de 7 mil trabalhadores atuam nas unidades de obras de Belo Monte como contratados e outros 2 mil terceirizados. Cerca de 5 mil deveriam ter iniciado as atividades às 7h30, no primeiro turno, segundo o Consórcio Construtor.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada do Estado do Pará (Sintrapav) não estava imediatamente disponível para dar informações sobre a decisão dos trabalhadores.

A usina hidrelétrica Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, em Altamira (PA), e terá cerca de 11 mil megawatts (MW) de potência instalada quando estiver concluída. A entrada em operação está prevista para 2015.

A empresa Norte Energia é responsável pela usina e tem entre os acionistas Eletrobras, Cemig e Light, além de Neoenergia, Petros, Funcef, entre outras. (REUTERS)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles