sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pessoa com documentos secretos do Vaticano é presa, diz Santa Fé



Uma pessoa com a posse ilegal de documentos secretos da Santa Fé foi detida no Vaticano e posta à disposição da justiça local, informou nesta sexta-feira o vice-diretor da Sala de Imprensa do pequeno Estado, Ciro Benedittini.
Benedittini não revelou o nome da pessoa detida, no entanto os meios de comunicação italianos afirmaram que é o assistente de câmara do papa, Paolo Gabriele. O preso foi direcionado para o "Promotor de Justiça" do Vaticano, Nicola Picardi.
Enquanto isso, o porta-voz, Federico Lombardi, informou nesta sexta que os agentes da polícia Vaticana tinham localizado os documentos secretos com uma pessoa que seria questionada "para maiores averiguações".
A prisão ocorreu após as investigações dos últimos dias, pelo Vaticano, para esclarecer os casos de vazamento de documentos secretos enviados ao papa Bento XVI e seu secretário.
Os procedimentos que levaram à localização e prisão dessa pessoa foram realizados segundo as instruções da Comissão de Cardeais e sob a direção do Promotor de Justiça, como destacou Lombardi.
A comissão de cardeais, formada por três membros - Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi, foi criada depois da rede de televisão italiana "A7" publicar cartas enviadas pelo ex-secretário-geral do Governo da Cidade do Vaticano, Carlo Maria Viganó, a Bento XVI, nas quais denunciava a "corrupção e má gestão" na administração vaticana.
No último dia 19, o livro "Sua santidade, as cartas secretas de Bento XVI", do jornalista Gianluigi Nuzzi chegou às livrarias com uma centena de documentos vazados do Vaticano que revelam tramas e intrigas no pequeno Estado. (EFE)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles